Campeã mundial de piscina longa em 2017, Etiene Medeiros estreará na Copa do Mundo deste ano. Medalhista em outras etapas, Nelson Júnior também participa do torneio.
Seis atletas do Brasil participam, a partir desta terça-feira (14), da etapa de Tóquio da Copa do Mundo de natação. A competição será realizada na Tatsumi International Swimming Center, até a próxima quarta-feira (15). Raphael Rodrigues, Matheus Gonche, Nelson Silva Junior, Daynara de Paula, Clarissa Rodrigues, além da campeã mundial dos 50m costas em piscina longa, Etiene Medeiros, fazem parte da equipe.
Etiene vive a expectativa da estreia em Copa do Mundo – competição realizada em piscina de 25 metros – neste ano. Além disso, ressalta a importância da preparação para o Torneio Open CBDA, que será realizado em dezembro. Em Tóquio, a atleta entrará na água para as provas de 50m costas, 50m livre e 100m borboleta.
“Sempre são importantes essas competições fora do país, ainda mais em um ano de retomada de ciclo olímpico. Já estou me sentindo muito motivada, ter saído da rotina de São Paulo é muito bom para mim. Será a primeira vez que fazemos duas etapas de Copa do Mundo por aqui, será bem legal, com uma dinâmica bem interessante ao lado de adversárias que sempre encontro em eventos internacionais, como as australianas e as chinesas. Estar em competições como estas, de alto nível, é estar em outro padrão para voltar ao Brasil”, afirmou.
Esta será a primeira etapa de Copa do Mundo, em 2017, para a maioria dos atletas da equipe brasileira. Dos seis representandos, apenas Nelson Junior já esteve em etapas deste ano. O atleta, inclusive, conquistou medalhas de bronze nas disputas de 50m costas em Hong Kong e no Catar. Desta vez, Nelson vai competir apenas nos 200m costas, 50m livre e 100m borboleta.
“Fiz uma boa preparação na Europa. A competição em Tóquio vai ter um nível altíssimo. Muita gente vem para cá. Quero corrigir meus erros e acredito que posso bater minhas marcas pessoais. Estou muito motivado para esta competição”, disse.
Além das provas individuais, a equipe brasileira disputará dois revezamentos na competição: 4x50m medley e 4x50m medley misto.
Veja as provas da equipe brasileira:
Raphael Rodrigues – 100m peito e 50m peito.
Daynara de Paula – 50m borboleta e 100m borboleta.
Clarissa Rodrigues – 50m borboleta, 100m medley, 100m borboleta e 200m livre.
Nelson Junior – 200m costas, 50m borboleta e 100m costas.
Etiene Medeiros – 50m costas, 50m livre e 100m borboleta.
Matheus Gonche – 50m borboleta, 200m medley e 200m borboleta.
Brasil – 4×50 medley, 4x50m medley misto