A participação brasileira nas eliminatórias da natação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na noite deste sábado (28) foi muito positiva. Além das oito vagas nas finais, que acontecem neste domingo (29), a partir das 5h da manhã, Maria Carolina Santiago colocou ainda mais seu nome na história da natação ao quebrar o recorde paralímpico nos 50m livre na classe S13.
+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!
Como foi o dia
Maria Carolina Santiago chegou chegando para a disputa dos 50m livre feminino da classe S13. Em sua bateria, a brasileira terminou com a marca de 26.87, estabeleceu o novo recorde paralímpico da prova e avançou para a final. Na mesma prova, Lucilene da Silva Sousa completou a disputa com a marca de 28.21 e ficou fora da decisão.
Na disputa dos 100m feminino da mesma classe, a SB14, as irmãs Débora e Beatriz Carneiro se garantiram na decisão. Nadando na primeira bateria, Débora fez a marca de 1:18:55 e conseguiu o quinto melhor tempo geral, se garantindo na decisão. Já Beatriz completou a disputa com o tempo de 1:18:34 e fez o terceiro tempo, avançando para a final.
Na disputa dos 50m costas feminino da classe S3, Edênia Garcia e Mairara Barreto se garantiram na decisão. Na primeira bateria classificatória, Edênia fechou com o tempo de 1:08:44 e ficou com o sétimo tempo geral. Já Maiara, que participou da segunda bateria, fechou sua prova com o tempo de 1:00:80, o quinto melhor e avançou para a disputa de medalhas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK
Na disputa dos 200m livre masculino da classe S2, o Brasil contou com dois atletas. Bruno Becker foi o primeiro do país a cair na água na disputa e terminou com a marca de 4:30:84, avançando para a final. Já Gabriel Araujo fechou sua participação com o tempo de 4:24:32 e garantiu o terceiro melhor tempo entre todos os participantes, se credenciando para a final.
Um dos maiores nomes da natação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Gabriel Bandeira foi o primeiro a cair na água na noite deste sábado (28). Na disputa dos 100m peito da classe SB14, o brasileiro terminou a primeira bateria com a marca de 1:10:43 e foi o sexto colocado, ficando fora da final. Na mesma classe, só que na segunda bateria, João Pedro Brutos foi o quinto, com 1:08:32, e se garantiu na decisão.
Fora da final nos 50m livre masculino
Na disputa dos 50m livre masculino da classe S9, o Brasil contou com a presença de três atletas. Ruiter Silva foi o melhor representante do país e terminou com a quinta colocação de sua bateria, com a marca de 26.70, ficando fora da final. Além dele, Vanilton Filho fez 26.99 e Gabriel Cristinao fez 27.29.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Já na prova mais rápida da natação paralímpica da classe S13, Douglas Matera acabou fora da final. Completando sua participação com a marca de 25.14, o brasileiro acabou ficando fora da disputa de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.