Um dos mais tradicionais torneios da natação brasileira, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel começa nessa terça-feira (10) na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo.
A competição, que será realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, estava marcada para Guaratinguetá, mas precisou ter seu local alterado, por conta das fases de transição, prevenção e decretos municipais e estaduais visando a prevenção à Covid-19. Agora, ocorrerá na na Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, em Bauru.
O Troféu José Finkel será de suma importância para os nadadores brasileiros. Isso porque definirá a seleção que defenderá o Brasil no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de piscina curta em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Ao todo, serão 20 atletas, convocados independente de gênero, para a competição marcada para ser realizada entre os dias 16 e 21 de dezembro, em Abu Dhabi. Seis das 20 vagas serão obrigatoriamente para as nadadoras.
Confira a programação do primeiro dia de competições.
Do Japão para Bauru
Diversos dos atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio competirão no José Finkel. Os principais nomes da competição serão dois dos três medalhistas da natação brasileira no Japão: Ana Marcela Cunha e Fernando Scheffer.
Campeã da maratona aquática nas águas japonesas, Ana Marcela Cunha, do Time Ajinomoto, nadará as três provas de longa distância da natação: 400m, 800m e 1500m livre feminino.
Na última vez em que nadou essas provas na piscina, a baiana deu show. Na Seletiva Olímpica, disputada em abril, Ana Marcela se tornou a primeira mulher a conquistar o índice olímpico nas piscinas e nas águas abertas. Focada em levar sua primeira medalha olímpica, acabou abdicando da vaga nos 1500m livre – o que veio a se mostrar uma estratégia acertada.
O outro medalhista no Japão que disputará o José Finkel é Fernando Scheffer. Em Tóquio, o nadador levou o bronze nos 200m livre masculino. EM Bauru, Scheffer nadará os 100m, 200m e 400m livre.
Uma boa performance levará o atleta de volta a um campeonato mundial de piscina curta. Em dezembro de 2018, o nadador participou do Mundial de Piscina Curta em Hangzhhou, Lá, fez história com o revezamento 4x200m livre masculino. Scheffer fez uma prova incrível que rendeu ao Brasil não só a medalha de ouro como o recorde mundial em piscina curta. O quarteto formado por Scheffer, Breno Correia, Luiz Altamir Melo e Leonardo Coelho Santos não era nem de longe o favorito, mas surpreendeu.
Ausências
As águas de Bauru não contarão com dois dos melhores nadadores do país: Bruno Fratus e Etiene Medeiros.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Bruno Fratus confirmou que não nadará o torneio para descansar. Já Etiene ficará de fora da delegação que viaja para Bauru por conta de uma lesão, o que impede a pernambucana de 30 anos de marcar presença no evento.