Foi dada a largada para o Desafio Raia Rápida 2017. Na manhã desta sexta-feira, dia 13, as equipes do Brasil, Argentina, Itália e Estados Unidos fizeram o primeiro treino na piscina do Parque Aquático Maria Lenk e ainda participaram de uma clínica com mais de 130 crianças dos projetos sociais da Baixada Fluminense, Bonsucesso, Costa Verde e Região dos Lagos.
A interação aconteceu de forma teórica e prática. Após uma conversa no auditório com os grandes campeões Anthony Ervin, Bruno Fratus e Chuck Katis, as crianças puderam nadar, fazer perguntas e ouvir alguns ensinamentos do trio João Gomes Jr., Etiene Medeiros e Daynara de Paula. O Desafio Raia Rápida acontece neste domingo, dia 15 de outubro, com disputas emocionantes, individuais e por equipe, em provas de 50m. O evento conta com entrada gratuita e os portões serão abertos às 8h
“Foi uma manhã muito especial com as crianças. Tenho certeza que teremos uma grande competição no domingo. Serão provas rápidas, com ótimos nadadores e um formato muito empolgante. Teremos um evento muito especial com boas disputas”, declara o bicampeão olímpico, Anthony Ervin.
A ação reuniu os pequenos atletas do Centro Educacional Olga Benário Prestes, de Bonsucesso, do Colégio Colégio Estadual Artur Vargas, de Angra dos Reis, Golfinhos da Baixada e Projeto Monike Azevedo, da Região dos Lagos. João Gomes Júnior, medalha de prata no Mundial de Budapeste, ficou orgulhoso com a chance de ensinar a garotada na piscina do Maria Lenk.
“Esse tipo de ação é muito importante. Para eles é muito legal estar perto dos ídolos, das pessoas que eles assistem na televisão, mas acho que para mim é mais importante ainda. Sinto que estou deixando um legado para o esporte. É muito bom poder ajudar e ver essa criançada na água. Eles precisam saber que a natação é uma opção. Tenho certeza que com o esporte serão pessoas melhores. Foi um dia foi incrível, tão importante quanto domingo“, disse João Júnior, que apesar do clima festivo e de solidariedade, manteve a seriedade quando o assunto foi o Desafio deste domingo.
“Domingo é dia de bater na frente. A gente quer ganhar de novo. Estamos muito animados para empenhar um resultado positivo. É um formato muito diferente, divertido, mas é para valer. E a gente quer sair daqui no domingo com o primeiro lugar“, finaliza.
A equipe verde e amarela, atual tricampeã do Desafio Raia Rápida, é formada por Etiene Mederios, Bruno Fratus, Daynara de Paula e João Gomes Jr. No último Mundial de natação, João Júnior foi prata nos 50m peito. Etiene conquistou a medalha de ouro nos 50m costas, Bruno Fratus foi prata nos 50m livre e no revezamento 4x100m. Os resultados credenciam o time brasileiro ao lugar mais alto do pódio no Raia. Além do time canarinho, EUA, Italia e Argentina garantirão muita emoção e disputas braçada a braçada. A equipe americana trará Anthony Ervin (livre), bicampeão olímpico nos 50m livres. Já o destaque entre os hermanos é Federico Grabich (livre), um dos melhores atletas da história da natação argentina. Outro forte atleta é o italiano Fabio Scozzolli (peito).
“Foi uma experiência inesquecível. Não sei algum dia na minha vida eu vou ter essa chance novamente. Estar pertinho desses nadadores tão incríveis e tão importantes para a natação do mundo inteiro. Fiquei do lado do Bruno Fratus, consegui tirar fotos com todos eles. Além de ter nadado em uma piscina tão importante, realmente foi muito emocionante“, empolga-se Wesley Souza – Projeto CEAV Angra dos Reis
Formato da competição:
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade. Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a grande campeã.
Equipe Brasil:
Etiene Medeiros – costas
Daynara de Paula – borboleta
João Junior – peito
Bruno Fratus – livre
Equipe Itália:
Elena Gemo – costas
Elena Di Liddo – borboleta
Fabio Scozzoli – peito
Lorenzo Benatti – livre
Equipe Estados Unidos:
Hellen Moffitt – costas
Kendyl Stewart – borboleta
Chuck Katis – peito
Anthony Ervin – livre
Equipe Argentina:
Andrea Berrino – costas
María Belén Díaz – borboleta
Facundo Miguelena – peito
Federico Grabich – livre
Campeões Raia Rápida:
2012 – EUA – Josh Schneider / Adam Mania / Mike Alexsandrov / Eugene Godsoe
2013 – Austrália – Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 – Brasil – Matheus Santana / Nicholas Santos / Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil – Henrique Martins / Nicholas Santos / Felipe França / Daniel Orzechowski
2016 – Brasil – Bruno Fratus / João Junior / Henrique Martins / Henrique Rodrigues
O Desafio Raia Rápida 2017 é apresentado pela Shell e pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com patrocínio da Piraquê.