Kaio Márcio divulgou na noite da última segunda-feira (28) que não seguirá sua carreira na natação. O nadador utilizou seu Instagram para anunciar a aposentadoria das piscinas. O atleta, que completará 36 anos no próximo mês, construiu uma carreira vitoriosa, com participação em quatro Olimpíadas, pódio nove vezes em Jogos Pan-Americanos, recordes e título mundial.
+ Nissan reúne atletas e anuncia renovação do patrocínio até 2021
“É com muita alegria que hoje anúncio que estou deixando as piscinas e pendurando a minha sunga. A natação sempre foi um esporte que esteve presente na minha vida desde que me entendo por gente. Hoje foi um dos dias mais especiais na minha vida onde fiz meu último treino ao lado de vários amigos que me ajudaram muito nesses últimos anos de carreira e me ensinaram muita coisa”, afirmou Kaio Márcio.
Agradecimentos
“Quero agradecer em especial aos meus pais Gisleide Costa e José Marcio Almeida por terem acreditado em mim desde o começo. Aos meus treinadores Léo Arruda, que me ensinou a tirar o melhor de mim e buscar sempre o impossível, Rosane Carneiro, por sempre me ajudar a deixar um estilo cada vez mais perfeito, Luiz Raphael, por ter me proporcionado experiências maravilhosas e por me deixar na melhor forma que já estive na vida”, completou o nadador.
+ João Gomes intensifica treinos para o Troféu Brasil
Kaio Márcio seguiu seus agradecimentos e citou a esposa e a filha. “Agradeço a minha esposa Renata Meneghini, por estar sempre ao meu lado e me proporcionar minha filhota. Ainda agradeço a todos os clubes que nadei e também a todos os amigos que conquistei neste esporte maravilhoso. Desejo que as próximas gerações nadem cada vez mais rápido e representem nosso país com tanta alegria como sempre fiz”, destacou o atleta.
Carreira vitoriosa
Kaio Márcio de Almeida surgiu para o cenário mundial da natação no começo da década de 2000 e disputou sua última Olimpíada na Rio-2016, quando foi semifinalista. O nadador paraibano estreou em Jogos Olímpicos em Atenas-2004. Ele ainda participou de Pequim-2008 e Londres-2012 antes de finalizar suas aparições na edição brasileira do evento.
+ Eric Moussambani foi o herói inesperado de Sydney-2000
Em Jogos Pan-Americanos, Kaio Márcio ganhou três medalhas em Santo Domingo-2003, sendo o bronze nos 100 m borboleta e as pratas nos 200 m borboleta e 4×100 m medley. Na sequência, na Rio-2007, ele conquistou o ouro nos 100 m e 200 m borboleta, e a prata nos 4×100 m medley. Já em Guadalajara-2011, o nadador foi ouro nos 4×100 m medley e bronze nos 200 m borboleta. Por fim, em Toronto-2015, ficou com o ouro nos 4×200 m livres.
Em 2006 Kaio Márcio ganhou a final dos 50 m borboleta e registrou o recorde mundial de 22s60, marca obtida no Torneio Open/CBDA, na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos. Já em Estocolomo, em 2009, o nadador superou o recorde mundial dos 200 m borboleta, sua prova predileta, na Copa do Mundo da FINA (Federação Internacional de Natação).
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
O título mundial nos 100 m borboleta ocorreu no Campeonato Mundial, de piscina curta, de 2006, em Xangai. A conquista de Kaio Márcio foi a única medalha de ouro do Brasil no evento.