João de Lucca será técnico nos EUA (divulgação/Flamengo)
O nadador João De Lucca, do Flamengo, anunciou na sexta-feira (11) a despedida das piscinas. Detentor de diversos recordes, o atleta de 30 anos participou dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Londres-2012.
“Agradeço por tudo que o esporte me proporcionou e, além disso, a pessoa que me tornei ao longo dessa jornada. Em um total de 24 anos de natação competitiva, aprendi muitas lições que irei levar para o resto da minha vida. Aprendi a ganhar e, mais importante, a perder, ter a humildade de reconhecer meus erros e a resiliência de tentar novamente. Através do esporte conheci pessoas incríveis ao redor do mundo, tive contato com culturas diferentes e consegui uma formação acadêmica que me preparou para o próximo passo da minha vida”.
Ao anunciar a aposentadoria, João assume o papel de treinador em uma equipe da cidade de Louisville, Kentucky. O ex-atleta foi tricampeão da NCAA, a principal competição universitária dos Estados Unidos, pela Universidade de Louisville.
História rubro-negra
De Lucca retornou ao Flamengo em janeiro deste ano para a terceira passagem pelo clube. Tinha contrato até setembro, após a Olimpíada de Tóquio. Com o adiamento dos Jogos por causa da pandemia da Covid-19, o nadador precisou rever seu planejamento e decidiu não renovar com o rubro-negro para se aposentar.
“Obrigado, Time Flamengo e Duda (Pereira) por acreditarem em mim mesmo quando muitos duvidaram (…). Estou muito animado para passar adiante tudo que o esporte me ensinou e ajudar as próximas gerações de nadadores a se tornarem mais rápidos e melhores cidadãos do mundo”.
Carreira vitoriosa
Entre as principais conquistas na carreira, João De Lucca tem quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Em Toronto 2015, nos 200 m, batendo o recorde sul-americano; no revezamento 4×200 m e no revezamento 4×100 m, sendo recordista da competição nas três provas.
Em Lima 2019, mais um recorde e ouro nos 4×200 m, além de uma prata nos 4×100 m revezamento misto.