A Federação Internacional de Natação (FINA) divulgou, nesta quinta-feira (21), a alteração de data do Campeonato Mundial de Natação em piscina curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Inicialmente marcado para dezembro deste ano, a competição foi transferida para o fim da temporada 2021 em virtude da pandemia do coronavírus.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Realizada tradicionalmente no fim do ano olímpico, o Mundial de piscina curta, teve sua data alterada para 13 a 18 de dezembro de 2021. De acordo com o comunicado da FINA, o FINA World Aquatics Convention, principal convenção de esportes aquáticos organizada pela entidade, também será em Abu Dhabi, entre 10 e 12 de dezembro de 2021.
A federação também anunciou a nova data para seu Congresso Geral para eleição dos novos membros do Bureau da entidade. Será no dia 5 de junho de 2021, em Doha, no Catar. Os novos membros iniciarão seus trabalhos após a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Mais mudanças
A crise sanitária acabou tendo efeito direto no esporte mundial, paralisando praticamente todas as competições e obrigando ao cancelamento da Olimpíada de Tóquio para o ano que vem.
Nos esportes aquáticos, a FINA já havia mudado o período de realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka e dos Pré-Olímpicos de Nado Artístico, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas.
Os Pré-Olímpicos de Polo Aquático ainda não tiveram suas datas divulgadas.
Brasil
No Brasil, a diretoria da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a suspensão do calendário de todas as modalidades da entidade até o dia 5 de julho.
Alguns clubes, entretanto, já começam a voltar com as atividades nas piscinas. É o caso do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Para que os treinos pudessem ser retomados, o clube tomou algumas providências e medidas preventivas. Na chegada, todos têm a temperatura medida e em caso de detectada febre, o acesso não é permitido.