A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) lançou, nesta terça-feira (3), a logomarca da Seletiva Natação Rumo a Tóquio. Em sua sede, no Rio de Janeiro, foi apresentada a identidade visual da competição que definirá a seleção brasileira que irá aos Jogos Olímpicos de 2020.
No mês passado, a CBDA divulgou esclarecimentos a respeito do regulamento para a primeira seletiva olímpica única da história do Brasil. O principal destaque é em relação às finais. Na seletiva olímpica da natação deste ano, serão realizadas apenas finais “A”, ou seja, somente os oito melhores tempos da fase eliminatória disputam a decisão.
+ SIGA O PERFIL OFICIAL DO OTD NO TWITTER
Além disso, por se tratar de uma seletiva olímpica única, e para dar mais oportunidades para atletas brasileiros, apenas os dois estrangeiros de cada prova poderão nadar as finais “A”, desde que estejam entre os oito melhores tempos das eliminatórias. Além disso, poderão nadar somente nas raias 0 ou 9.
A arte da logomarca reúne inúmeras referências do país sede dos Jogos Olímpicos em conjunto com a concepção do movimento em essência ao caminho de formação da equipe olímpica brasileira. O artista responsável, Nelson Magela, utilizou a bandeira do Sol Nascente, um dos símbolos do Japão para criar a logomarca da competição. De acordo com o artista, ele mesclou as referências japonesas com as cores do Brasil e da CBDA, além de elementos de piscinas para definir a logomarca.
“Nós queremos fazer da Seletiva Olímpica um evento marcante e um desses passos foi lançar essa incrível logomarca produzida pelo artista Nelson Magela. O resultado nos Jogos Olímpicos passa pela gestão, pela organização e pela nossa estratégia de fazer um grande evento. Esse é o nosso objetivo”, disse o diretor-executivo da CBDA, Renato Cordani.
Além da logomarca, foram divulgados nesta terça-feira os critérios de convocação da seleção brasileira para as Olimpíadas, além do cronograma e curiosidades do evento. A seletiva acontecerá entre 20 e 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.