Os primeiros recordes do Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação, realizado na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, caíram nesta quarta-feira (20). Os responsáveis não só pelo novos recordes da competição, como recordes brasileiros de categoria foram Samuel Lopes, da Aceb/BA, e João Pierry Campos, do Fluminense.
+ Veja os resultados
+ Assista aos vídeos
Sereno, tranquilo e com a certeza do recorde assim que foi dada a largada, Samuel Lopes, da ACEB/BA, confirmou o que ele mesmo já esperava e não só garantiu a medalha de ouro como estabeleceu o novo recorde brasileiro de categoria e o novo recorde de campeonato dos 100m costas com 59s99. Theo Tunnelis, com 1m02s69, ficou com a prata e Gabriel Szkmirko com o bronze (1m03s37).
“Fiquei bem tranquilo com esse recorde, pois já esperava. Treinei muito para essa prova. Sabia que, se eu fizesse tudo certinho, a vitória viria e o recorde também. Quero dedicar essa vitória e esse recorde a Deus”, explicou o campeão, que venceu os 200m livre também realizado nesta terça.
Depois de fazer um grande Chico Piscina e estar entre os premiados individualmente, João Pierry Campos, do Fluminense, mostrou que podemos esperar também grandes resultados no Troféu Maurício Bekenn. Nesta quarta-feira, ele quebrou o recorde que era de Murilo Sartori nos 200m livre e venceu a prova com (1m53s05). Bruno Oliveira terminou em segundo com 1m59s01 e Vitor Pelissari com o bronze com 1m59s27.
“É fruto de um grande trabalho que venho realizando com meu treinador. Já mostramos que podemos ter grandes resultados no Troféu Chico Piscina e agora veio o recorde. Estou muito feliz e animado com o que posso fazer aqui no Brasileiro de Verão”, comentou o campeão.
Também teve recorde no 4x100m medley misto. A equipe do Grêmio Náutico União, formada por Gustavo Cornelius, Rafaela Vicentini, Lucas Alves e Carolina Heinz, estabeleceu o novo recorde de campeonato com 4m18s32.
Integrante do revezamento recordista, Gustavo Henrique Cornelius inaugurou a galeria de campeões dos donos da casa. Atleta do Grêmio Naútico União, ele venceu os 100m costas com 59s92. A prata foi para Daniel Azevedo, do Cabo Branco, com 59s98 e o bronze foi para Felipe Bruno, do Mackenzie, com 1m02s18.
“É bom nadar em casa, com apoio dos meus pais, da minha família, dos meus amigos. É muito importante para mim. Agora, um dos meus amigos vai ter que raspar o cabelo. Apostei com ele. Ganhei e ele vai raspar (risos)”, disse.
Campeãs dos 1500m livre na última terça-feira, Rafaela Sumida e Sophia Coleta brilharam também nos 200m livre. No infantil 1, Rafaela venceu a prova com 2m11s06. No infantil 2, Sophia Coleta foi a mais rápida com 2m05s22.
“Comecei bem a competição. Hoje, nos 100m costas, acabei perdendo. Agora, venci. Esporte é assim mesmo. Uma hora você ganha, outra você perde. Tudo dentro do planejado”, explicou Rafaela, irmã da atleta Maria Eduarda Sumida, integrante da seleção brasileira que foi aos Jogos Pan-Americanos.
“Consegui vencer ali no final. É uma prova que eu gosto bastante. Acabei acertando e conquistei essa medalha. Estou muito feliz”, falou Sophia.