A nadadora Etiene Medeiros está na Europa para a disputa da segunda etapa do Champions Swin Series promovido pela FINA. Neste sábado (11) e domingo (12) ela cairá na água da Duna Arena em Budapeste na Hungria. Esta e também a próxima etapa do evento – que será realizada entre 31 de maio e 1º de junho em Indianápolis nos Estados Unidos são competições importantes visando as ‘competições-alvo’ de 2019: Mundial de Piscina Longa em Gwangju, na China e o Pan Americano em Lima, no Peru.
“É uma programação bem cheia. Faltam três meses para a primeira grande competição do ano, vai passar muito rápido. Minha motivação está bem grande, o momento agora é tentar ficar com a energia mais tranquila e assimilar muito bem essas competições preparatórias. Minha motivação está alta, porém sempre com pé no chão. Agora é foco: quando tiver que fazer competição ligar esse botão, quanto tiver que treinar, treinar direito, além de se preservar na área da saúde, alimentação com vitaminas, por que interromper esse processo é ruim. Gosto de viajar, de estar competindo, então é ótimo. O momento é de dar o máximo, não é ir atrás da performance em si”, analisou a esportista.
Além das etapas descritas acima, ainda está em análise a ida de Etiene Medeiros para o Torneio Sette Colli na Itália no fim do primeiro semestre. A pernambucana juntamente com seu treinador, Fernando Vanzella, definem essa questão apenas depois da Etapa da FINA de Indianápolis.
Para a etapa de Budapeste neste final de semana, Etiene Medeiros nadará as provas rápidas: 50m costas e livre. Nas raias ao lado da brasileira, nadadoras que também estão na corrida olímpica. “Hoje estou em um nível técnico e profissional que esse leque de adversárias é grande e as conheço bem. Então tento sempre observar elas da melhor maneira possível, tanto estrategicamente quanto tecnicamente por que de alguma forma elas são minhas adversárias, mas o cronometro é adversário de todas. Sabemos que na natação é assim: você conta o tempo, você e a raia, mas tenho minhas adversárias que despontam muito bem no livre ou no costas como as holandesas e chinesa. Mas na hora H é a gente contra a gente e tenho certeza que todas vão dar os 100%”, finalizou.
Na convocação oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após a disputa do Troféu Brasil – Maria Lenk no final de abril, Etiene Medeiros foi convocada para o Mundial de Gwangju para as provas dos 50m livre, 100m livre e 100m costas, já para o Pan, o planejamento será feito em conjunto com o treinador Fernando Vanzella.
A etapa de Budapeste (HUN) do Champions Swin Series terá a transmissão do SPORTV 2 tanto no sábado (11) quanto no domingo (12) à partir das 15h.