Estão definidos os primeiros classificados da Natação para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2019. Fernando Scheffer, Breno Correia, Luiz Altamir e João de Lucca formarão o revezamento 4x200m livre em Gwangju, na Coréia do Sul, após terem obtidos os melhores tempos dos 200m livre nesta terça-feira (16), primeiro dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil Maria Lenk, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os 200m livre eram os mais aguardados deste primeiro dia de Troféu Brasil. Após a bela façanha dos atletas no último Campeonato Mundial, em Hangzhou, na China, ficou a expectativa para o desempenho que os recordistas mundiais poderiam fazer na seletiva para o Mundial de 2019.
A expectativa foi concluída com sucesso. Fernando Scheffer (1m46s27), Breno Correia (1m46s65), Luiz Altamir Lopes Melo (1m47s23) – recordistas na última temporada – agora ganham a companhia de João de Lucca para o Mundial deste ano. Em quinto lugar, Murilo Sartori fez pela manhã o melhor tempo sub-18 (1m48s01) e baixou no período da tarde (1m47s75).
“Nós abrimos as portas no último Mundial e agora nós somos uma realidade. Este revezamento tem muitas chances de conseguir coisas grandes. Fico feliz de fazer parte dele novamente e vamos em frente para este Mundial. Vai ser muito importante para nós”, disse Fernando Scheffer, campeão da prova.
“Depois do recorde mundial, nós passamos a ter uma responsabilidade a mais. O mundo está de olho em nós, mas levamos isso de uma maneira muito natural. Queremos melhorar, bater mais recordes e é importante agora contar com o João na equipe”, falou Breno.
Campeã Mundial nos 50m costas, Etiene Medeiros venceu, nesta terça-feira (16), os 100m costas. A atleta do Sesi-SP conquistou o ouro com 1m00s13. Maria Luiza Pessanha, do Pinheiros, ficou com a prata (1m02s23) e Andrea Berrino, da Unisanta, com o bronze (1m02s28).
“Nossa expectativa não é só focar nos 50m (livre). Minha maior vontade é sempre nadar 50m, porque sou velocista, mas não posso descartar outras provas. Estou em um ranking bom nas provas de 100m também. Queria fazer 59s nessa prova. Gostei bastante da minha prova, devo ter passado forte, então estou feliz com o que eu realizei aqui hoje”, contou.
Na versão masculina da prova, Guilherme Guido voltou a vencer a disputa no Troféu Brasil. Ele conquistou o ouro com 53s83, Gabriel Fantoni ficou com a prata com o tempo de 54s13 e Guilherme Basseto com o bronze 54s22.