A Natação do Brasil conquistou, na última terça-feira (9), primeiro dia de disputas no Campeonato Sul-Americano Juvenil, 25 medalhas. Ao todo, foram 13 de ouro, sete de prata e cinco de bronze. A seleção brasileira também estabeleceu sete recordes na estreia da competição.
Nos 200m livre juvenil B, Sofia Rondell bateu o recorde de campeonato ao completar a prova em 2m01s75. Maria Fernanda Costa, também do Brasil, conquistou a prata e Lucia Gaunna, da Argentina, o bronze.
Stephan Steverink também bateu recorde no primeiro dia de competição. Nos 200m medley juvenil A, ele terminou a prova com a marca de 2m10s09. Lucas Tudoras, também representante da seleção brasileira, ficou com a prata e Eduardo Bendek, da Colômbia, com o bronze.
Também no juvenil A, Perola Santos nadou os 100m peito para 1m12s97, conquistou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde de campeonato. Sol Theuler, da Argentina, e Marcela Sierra, do Uruguay, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
Nos 100m peito, mas no juvenil B, Vitor Pinheiro, do Brasil, venceu e estabeleceu a nova marca de campeonato com o tempo de 1m02s86. Fernando Mariano, também do Brasil, conquistou a prata e Juan Carrocia, da Argentina, o bronze.
O Brasil venceu as quatro disputas de revezamento 4x100m livre. Em três deles, estabeleceu o novo recorde de campeonato: feminino (Juvenil A: 3m55s97) e masculino (Juvenil A: 3m34s59/Juvenil B: 3m26s11).
A competição segue até o próximo domingo.