Siga o OTD

Natação

Vinicius Lanza iguala feito de lenda da natação

Vinicius Lanza venceu os 100 borboleta em etapa do universitário dos EUA, feito que Indiana não atingia desde Mark Spitz

O brasileiro Vinicius Lanza venceu os 100 borboleta na terceira etapa do campeonato universitário do NCAA, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que um nadador da Universidade de Indiana conseguiu ganhar essa prova desde a lenda Mark Spitz.

Até Micheal Phelps, Spitz era o nadador com mais medalhas de ouro numa mesma Olimpíada. Em Munique72, venceu sete provas quebrando o recorde mundial em todas. Phelps superou em um ouro o compatriota, em Pequim 2008, mas não em recordes mundiais. Bateu na piscina chinesa os mesmos sete de Spitz na Alemanha.

O desempenho, aliado a mais duas medalhas nos Jogos de 1968 e outros cinco ouros no Pan-Americano de Winnipeg de 1967, rendeu a Spitz o apelido de “Mark the Shark”, ou “Mark, o Tubarão”.

Vinicius Lanza

O tempo de Vinicius Lanza na prova de 100 jardas foi de 44s37, melhor marca pessoal e recorde brasileiro. Ele já entrou na final com o melhor tempo das eliminatórias, 44s68. No ano passado foi medalha de bronze com 44s50.

Apenas quatro nadadores de Indiana conseguiram vencer a prova em toda a história. Além de Spitz, campeão de 1969 a 1972, e Lanza, só Mike Troy e Fred Schmidt nos anos 1960 conseguiram o feito. O melhor tempo de Spitz foi em 1972, com 47s99.

 

*com informações do site Best Swimming

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Natação