O Brasil iniciou, neste domingo (2), no Instituto de Esportes de Hong Kong, seu período de aclimatação visando do Campeonato Mundial de Natação de piscina curta que será realizado a partir do dia 11, em Hangzhou, na China.
Depois da longa viagem do Brasil a Hong Kong, que começou na última sexta-feira e terminou apenas no início da tarde do sábado, alguns dos nadadores da seleção brasileiro foram, neste domingo, ao Instituto de Esportes de Hong Kong para treinar pela primeira vez em solo asiático.
“É uma viagem bem longa do Brasil até aqui e precisamos nos planejar para chegarmos em alto nível. Já tinha vindo a Hong Kong, mas nunca treinei aqui no instituto. A piscina é muito boa, a temperatura da água está ótima, mas ainda temos muitos dias para usufruir desse local e estarmos aclimatados para o Mundial”, falou a tricampeã mundial Etiene Medeiros.
Um dos atletas com mais conquistas nesta seleção brasileira, João Gomes Júnior também caiu na água neste domingo. De acordo com o nadador, o primeiro treino em Hong Kong tinha o objetivo de fazer o corpo começar a se adaptar ao fuso horário chinês e livrar-se das horas de voo até o outro lado do mundo.
“O primeiro dia é um pouco mais pesado. Temos um jet lag da viagem. Foi um treino para dar uma “limpada” no corpo. Vamos, gradativamente, evoluindo para chegar bem na competição. A estrutura é boa, com blocos oficiais e tudo certinho para a gente ter a melhor performance no Mundial”, falou.
“Acho que conseguimos proporcionar uma estrutura muito boa de treinamentos para os nossos atletas. Agora eles precisam desse tempo para se adaptar ao fuso horário, ao tempo de viagem que tiveram até aqui para chegar bem ao Mundial”, explicou o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka.
A seleção brasileira de Natação permanece em Hong Kong até a próxima sexta-feira (7), quando viaja para Hangzhou, onde será disputado o Campeonato Mundial de piscina curta.