A seleção brasileira ficou com o vice-campeonato geral nos saltos ornamentais e também no nado artístico do Sul-Americano de Esportes Aquáticos, disputado em Cali, na Colômbia. As modalidades chegaram ao fim nesta sexta-feira (27), na piscina Hernando Botero O’Bryne. O Sul-Americano segue até o dia 7 de outubro com natação, polo aquático e maratona aquática. A Colômbia ficou com o título nas duas modalidades.
A equipe de saltos ornamentais encerrou a competição com 283 pontos conquistados durante os quatro dias de disputas. Foram dez medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e três de bronze. “Nossa seleção teve um bom desempenho, ainda mais se considerarmos que a equipe que veio à Colômbia é composta por muitos jovens: sete dos oito saltadores têm até 22 anos. Eles precisam de rodagem internacional, e o início do ciclo olímpico é o melhor momento de testá-los. Todos voltam para casa com medalha e cientes do que precisa ser feito para evoluírem ainda mais”, falou Hugo Parisi, chefe de equipe do saltos ornamentais.
Nado artístico
No nado artístico, o Brasil somou 155 pontos na classificação geral também com com dez medalhas, sendo quatro de prata e seis de bronze. Destaque para Marina Postal e Eduarda Lima, atletas ainda da categoria júnior, que foram medalhistas na prova de dueto. Marina, inclusive, foi vice-campeã da rotina livre do solo.
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
“Estamos muito satisfeitos com nossa participação no campeonato, onde conquistamos segundo lugar geral. A dedicação da equipe foi notável, refletindo o esforço de cada atleta. As atletas mais antigas ofereceram um apoio fundamental, orientando e inspirando as mais novas da equipe senior. Além disso, foi uma grande oportunidade ter o dueto júnior competindo ao nosso lado, trazendo uma energia importante ao evento. Este resultado marca um passo importante em nosso caminho para traçar novos objetivos e fortalece nosso compromisso com o próximo ciclo olímpico”, afirmou Juliana Dias, chefe de equipe do nado artístico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Mais Sul-Americano
Assim, a delegação brasileira encerra a primeira semana de sul-americano de esportes aquáticos com 20 conquistadas (duas de ouro, nove de prata e nove de bronze). O campeonato tem uma pausa de dois dias e retorna na próxima segunda-feira (30) com as provas de Natação. As partidas de Polo Aquático e as provas de Águas Abertas também serão na próxima semana.