A seleção brasileira de nado artístico sagrou-se campeã geral do Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, em Buenos Aires, na Argentina. O time verde-amarelo dominou as disputas das categorias juvenil e júnior e faturou 17 medalhas no total, sendo 11 de ouro. Nos saltos ornamentais, a equipe brasileira teve 26 pódios, mas ficou em segundo lugar na classificação geral.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Durante os cinco dias de disputas, o Brasil marcou 292 pontos para levar o título geral do nado artístico. Foram 11 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze obtidas durante as provas. Além disso, o país teve as três melhores atletas da competição: Marina Postal, no juvenil, e Sara Marinho e Gabriela Thedim, no júnior.
Já nos saltos ornamentais, o Brasil conquistou 26 medalhas, sendo cinco ouros, 11 pratas e dez bronzes. Os atletas do país foram ao pódio em todas as etapas da competição. Ao todo, a equipe somou 698.00 pontos e ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás da Colômbia, que faturou 23 ouros e 44 medalhas no total.
“Foi uma campanha importante para a gente poder reparar em como os outros países estão trabalhando. Existe uma atenção muito grande para os trabalhos de Colômbia e Brasil. Hoje, a Colômbia está um pouco à frente da gente. No último Sul-Americano, nós estávamos. É importante dizer que temos atletas muito jovens, que tiveram suas primeiras experiências internacionais aqui. Vamos investir e trabalhar nestes talentos para voltarmos ainda mais fortes”, disse o chefe de equipe, Hugo Parisi.
O Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos segue até o dia 27 de setembro. Neste sábado (16), começam as disputas de natação e polo aquático. No dia 23, em Santa Fé, será a vez das águas abertas.