O Brasil conquistou quatro medalhas no Pan-Americano de nado artístico, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Laura Micucci e Gabriela Regly levaram o ouro no dueto técnico e ficaram com a prata no dueto livre. Já Jullia Catharino e Vitória Diegues alcançaram o ouro e o bronze, respectivamente, na final do solo técnico. A competição é preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, evento que será classificatório olímpico para Paris-2024.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Pelo dueto técnico, as brasileiras superaram a concorrência de outras três duplas para ficar com o ouro. Elas marcaram 202.61000 na rotina, ficando assim quase 20 pontos a frente das medalhistas de prata, que foram as peruanas Maria Rumiche e Adriana Salcedo, com 184.7917. As canadenses Rosalie Jean e Fannie Hébert levaram o bronze com 184.3750.
Já no dueto livre, Laura e Gabriela ficaram com a prata por menos de três décimos. Elas receberam nota de 144.5875 na rotina contra 144.8375 de Maria Ruminche/Adriana Salcedo, do Peru. As canadenses Nadia Crits e Lauren Irvine levaram a medalha de bronze com 140.1646. Outro dueto brasileiro, Julia Tomelin e Vitoria Diegues ficaram em quarto lugar, com 112.0479.
Laura Micucci e Gabriela Regly são o dueto titular do Brasil no nado artístico. As duas estiveram no último Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, e ficaram em 15º lugar na prova técnica e em 16º na livre. Elas eram as favoritas no Pan-Americano, justamente por serem as únicas atletas que estiveram na competição mundial há um mês.
A disputa de solo
O Brasil conquistou ainda mais duas medalhas na prova de solo técnico, na qual participaram Vitória Diegues, Jullia Catharino – que foi reserva do dueto brasileiro – e Isabela Riccetto. A medalha de ouro ficou com a carioca Jullia Catharino, que alcançou a pontuação de 193.003 para subir ao lugar mais alto do pódio. Além dela, Vitória Diegues marcou 156.3833 para conquistar a medalha de bronze e fazer uma dobradinha brasileira na prova individual. Ademais, a brasileira Isabela Riccetto ficou em quinto lugar com 150.1500 pontos.
Por fim, vale reiterar que o campeonato continental é preparatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerá entre 20 de outubro e 5 de novembro. O Pan é de grande importância para o time brasileiro de nado artístico, pois distribuirá uma vaga olímpica no dueto, para o melhor país na disputa agregada entre as rotinas livre e técnica.