A Seleção Brasileira Junior de Nado Artístico gravou, nesta semana, vídeos para participar do Campeonato Pan-Americano de Nado Artístico da UANA. A participação do Brasil se de por meio de vídeos enviados à organização do evento. As imagens foram gravadas na estrutura do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha do Brasil desde a última sexta-feira (14) até esta quinta-feira (20).
A gravação de vídeos das apresentações foi uma saída encontrada pela organização para viabilizar a participação brasileira do torneio de nado artístico diante dos desafios da pandemia. O torneio é classificatório para os Jogos Pan-Americanos Junior de Cali. A competição presencial será realizada em Aruba, de 25 a 29 de maio, quando serão divulgados os resultados.
+ Gabriel Bandeira conquista quarto ouro no Aberto Europeu, em Funchal
“Tanto o Brasil, quanto a Venezuela não puderam participar da competição em Aruba, e a organização nos deu a oportunidade de enviar os vídeos de forma online para que pudéssemos lutar pela vaga no Pan Games Jr. Diante disso, corremos atrás em um curto espaço de tempo para não perder essa oportunidade. Gostaria, inclusive, de agradecer à Marinha do Brasil por ceder a piscina do CEFAN para gravarmos nossa preparação”, disse a supervisora de Nado Artístico da CBDA, Juliana Dias.
Ao todo, 12 atletas do nado artístico brasileiro participaram do Pan-Americano Junior nas provas de solo técnico, solo livre, dueto livre, dueto técnico, dueto misto livre, dueto misto técnico, equipe técnica e equipe livre. Em Cali, serão disputadas as provas de dueto feminino, dueto misto, equipe e rotina highlight.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
“A competição por vídeo não é o que nós queríamos. A emoção do momento, ter os adversários por perto e todo o clima da competição fazem a diferença e motiva os atletas. Mas é a oportunidade que estamos tendo que participar da competição e poder disputar a vaga para o Pan Games, então estamos agarrando com todas as forças essa chance e faremos o nosso melhor. Torçam por nós e para vir a vaga”, falou a técnica Nathália Esteves.
“Apresentação gravada nunca vai ser igual de uma apresentação ao vivo. Não passa energia transmitida quando feita ao vivo, mas no tempo de pandemia é uma boa adaptação e que consegue manter atletas motivadas”, completou a auxiliar técnica do nado artístico, Natalia Homero.
Veja a lista de atletas que representaram o Brasil na competição
Jaddy Milla Portela Passos
Jullia Catharino Gomes Soares
Luzia Galvez Fonseca
Rafaela Geraldi Garcia
Sara Marinho Ribeiro
Catherine Vitoria Conte Picinini
Celina Tieme Seabra Rangel
Maria Eduarda Mota Milward
Luiza Ferreira Rodrigues
Ana Beatriz Nunes
Gabriela Rogê Ferreira Duarte
João Victor Bouças Teixeira