Ela fez, e segue fazendo, história no esporte da Rússia. Com cinco medalhas de ouro em apenas três edições dos Jogos Olímpicos, Anastasia Davydova fez do nado artístico a sua profissão. Nasceu em 1983, em Moscou e, desde os três anos de idade, praticava inúmeras modalidades como ginástica rítmica, patinação artística e dança.
Com alguns anos de treinamento no nado artístico, Anastasia foi à seleção nacional júnior, quando garantiu a vitória no Campeonato Mundial da categoria. Depois, o caminho foi a seleção adulta da Rússia, onde Davydova garantiu nada menos que 12 ouros em Campeonatos Mundiais e uma prata.
A história nos Jogos Olímpicos
Anastasiya Davydova é a atleta olímpica de maior sucesso no nado artístico. Garantiu quatro de suas cinco medalhas de ouro ao lado da sua dupla Anastasiya Yermakova, nos Jogos de 2004 e 2008, edições também onde garantiram o primeiro lugar do pódio para a equipe russa.
Depois, Davydova ainda participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e conquistou o quinto ouro com a equipe. A nadadora estudou no Instituto Moskva de Economia, Política e Direito e se tornou treinadora do nado artístico para jovens.
Pós carreira
Em 2014, Anastasia Davydova foi homenageada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua contribuição notável para a participação feminina no esporte com o troféu “Mulheres e Esporte”, em uma cerimônia em Mônaco.
Título mais que justo, já que a russa dedicou mais de 23 anos de sua vida ao nado artístico. Depois da carreira como atleta, ela foi a primeira mulher vice-presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC) e presidente do Conselho de Assistência ao ROC, que trabalhava em escolhes com o objetivo de ensinar os valores olímpicos e a importância da atividade física para as crianças.
Além disso, Anastasia Davydova faz palestras sobre o nado artístico por toda a Rússia e busca ensinar a jovem geração feminina. Ela lidera projetos nas escolas para desenvolver novas atletas para a modalidade.