Os eventos virtuais proliferam a cada dia e chegaram aos esportes aquáticos. Sim, teremos nado sem piscina. No dia 20 de junho, a UANA (União Americana de Natação) realiza a I Competição Online de Nado Artístico da entidade. O torneio contará com a presença de dez atletas brasileiros, que conquistaram suas vagas em seletiva com 82 participantes.
+ COB lança guia com diretrizes esportivas para a pandemia de Covid-19
“O evento foi brilhante, com presença de quase toda a comunidade do nado artístico. Executado dentro do planejado e muito elogiado pelas técnicas dos clubes e com as atletas competindo e se divertindo neste momento tão complicado que o mundo enfrenta”, disse Maurício Pradal, supervisor de nado artístico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
O torneio inovador foi disputado na última quinta-feira (11) e reuniu nomes olímpicos como Luisa Borges, que ficou na 13ª colocação na Olimpíada Rio-2016 em dueto com Maria Eduarda Miccuci , e Maria Bruno, que terminou na sexta posição por equipes também na edição disputada no Brasil.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Além deles, participaram atletas da nova geração e que também fazem parte da seleção brasileira como Laura Miccuci, Jullia Catarino e Gabriela Regly. Este foi o primeiro evento da história do nado artístico realizado de forma 100% virtual.
A UANA tomou essa iniciativa por causa fase de quarentena em por consequência da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, a seletiva virtual foi organizada pela CBDA e por meio da plataforma Zoom e contou com a avaliação de árbitros brasileiros e do atual preparador físico das seleções júnior e sênior.
Lista de atletas classificados:
Feminino:
- Isabela de Pinho – Tijuca – Burpee (Infantil)
- Marina Postal – Paineiras – Posição Y (Infantil)
- Maria Luiza Bracarense – Nado Art – Burpee 180° (Juvenil)
- Natália Kolisnyk – Tijuca – Posição Y (Juvenil)
- Ana Beatriz Nunes – Fluminense – Burpee 360° (Júnior)
- Jullia Catharino – Flamengo – Posição Y (Júnior)
- Luisa Borges – Fluminense – Burpee 360° (Sênior)
- Vitoria Casale – Flamengo – Posição Y (Sênior)
Masculino
- Murilo Cunha – Paineiras (Júnior)
- Fabiano Ferreira – Fluminense (Sênior)