O Brasil perdeu sua segunda partida no torneio de polo aquático feminino no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira (06). A equipe verde-amarela perdeu para os Estados Unidos, heptacampeão mundial e atual tricampeão olímpico, por 21 a 5, e se complicou na luta por um lugar no mata-mata.
+ Tabela do polo aquático feminino do Mundial de Doha
- Damiris brilha, anota 27 pontos e Botas vence pela Liga Turca
- Berço de ciclistas, Rio monta equipe de jovens para disputar o Tour
- Jéssica Lima se emociona com o título no Troféu Brasil de Judô
- Luiz Onmura, bronze em Los Angeles-1984, morre aos 64 anos
- Rafaela Silva confirma nova categoria e projeta LA-2028
Entrando como franco atirador dada a superioridade e a tradição dos Estados Unidos no polo aquático, o Brasil não conseguiu segurar o ímpeto adversário. A equipe até trocou gols no início da partida e chegou a ter 2 a 2 no placar, mas logo depois o time norte-americana deslanchou e passou a ser dominante na partida.
A equipe estadunidense marcou uma sequência de dez gols consecutivos para chegar a 12 a 2 no placar no segundo período. O Brasil voltou a marcar no final do primeiro tempo, mas sofreu um gol depois, indo para o intervalo com 13 a 3 contra. Na segunda etapa, os Estados Unidos ampliaram o placar e fecharam o jogo em 21 a 5.
Os Estados Unidos são os atuais tricampeões olímpicos e hexacampeões pan-americanos no polo aquático feminino. A equipe já tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 por ter sido medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. No Pan, aliás, o Brasil perdeu para os EUA por 25 a 3.
Situação complicada
Com o resultado em Doha, o Brasil se isolou na lanterna do grupo A do Mundial. A equipe tem um ponto somado, graças ao empate contra o Cazaquistão no tempo regulamentar na estreia (perdeu nos pênaltis). Seu terceiro e último compromisso será diante da Holanda, atual campeã mundial, que tem uma vitória e uma derrota na competição, com dois pontos somados.
O Brasil precisará vencer a Holanda para se classificar para o mata-mata. O torneio de polo aquático feminino em Doha conta com 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro, em que as três melhores de cada chave vão aos playoffs. Há duas vagas olímpicas para Paris-2024 em jogo, com oito equipes brigando – incluindo o Brasil.