O Brasil inicia sua participação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, nesta sexta-feira (02), contando com a presença de 63 atletas em seis modalidades (natação, saltos ornamentais, high diving, nado artístico, águas abertas e polo aquático). A competição ocorrerá até o dia 18 de fevereiro e distribuirá vagas olímpicas, sendo uma das últimas oportunidades de classificação para Paris-2024.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
A estreia do Brasil no Mundial ficará por conta de Jullia Catharino, do nado artístico, que fará sua apresentação na rotina técnica do solo na sexta-feira, às 03h30 (horário de Brasília). Além dela, o Brasil conta com outros 11 atletas na modalidade em Doha, que buscarão vagas olímpicas nas disputas por equipe e dueto. Outro destaque fica por conta de Bernardo Santos, que será o primeiro homem a competir na prova de solo. As disputas da modalidade vão até 10 de fevereiro.
Quem também terá representantes já na sexta-feira é os saltos ornamentais. Anna Lúcia dos Santos compete no dia de abertura do Mundial, nas preliminares do trampolim 1m feminino, a partir das 04h (horário de Brasília). Ela terá a companhia de outros cinco brasileiros na competição, que lutarão por vagas olímpicas. Isaac Souza e Ingrid Oliveira, que asseguraram vaga no Mundial de Fukuoka, no ano passado, não competem em Doha.
Águas abertas e polo aquático
Ainda no primeiro final de semana de Mundial, o Brasil brigará por vagas olímpicas nas águas abertas. Ainda sem nenhum atleta classificado, o país terá equipe completa para carimbar os passaportes para a capital francesa, incluindo Viviane Jungblut e Ana Marcela Cunha. Elas entrarão em ação na prova dos 10km já no sábado (03), às 04h30. As 13 primeiras atletas da prova garantirão vaga em Paris. Os homens entrarão em ação no domingo.
Também no domingo, o Brasil fará sua estreia no polo aquático feminino, contra o Cazaquistão, às 03h. A modalidade é outra que vale vaga olímpica para Paris-2024. Os homens jogarão pela primeira vez na segunda-feira (05), contra a França, às 06h. A primeira fase será encerrada em 09 de fevereiro, enquanto as finais ocorrerão no dia 17. São duas vagas olímpicas em jogo no feminino e quatro no masculino.
Natação fecha o Mundial
Por fim, a natação debutará na segunda semana do Mundial de Esportes Aquáticos. O Brasil terá uma delegação de 12 atletas, incluindo o medalhista olímpico Fernando Scheffer e o medalhista mundial Guilherme Costa. Beatriz Dizotti, Gabrielle Roncatto e Mafê Costa, todas com índice olímpico para Paris-2024, também são nomes de destaque na convocação da equipe. As eliminatórias começarão às 04h30, enquanto as finais ocorrerão às 13h, todos os dias, de 11 a 18 de fevereiro.