Os brasileiros Rafael Fogaça e Rafael Max participaram da primeira prova masculina dos saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, na madrugada desta sexta-feira (14). Competindo no trampolim 1m, eles terminaram no top-40 da eliminatória e não avançaram à final. Fogaça foi o 27º colocado, enquanto Max ficou na 40ª posição.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Participando de seu segundo Mundial Adulto, Rafael Fogaça teve um bom início na competição e chegou a aparecer em 14º lugar após a primeira rodada de saltos, quando marcou 60.00. Ele perdeu algumas posições nas duas rodadas seguintes, mas se manteve no bolo por um lugar na final. No entanto, o brasiliense de 19 anos não foi bem no quarto e no quinto salto e caiu ainda mais. No fim, terminou em 27º lugar, com um total de 311.35 pontos.
Rafael Max Almeida, por sua vez, ficou na 40ª colocação, com um acumulado de 285.65 pontos. O brasileiro oscilou na disputa, tendo ganhado e perdido posições ao longo da prova. Seus melhores saltos vieram na terceira e na quarta rodada, quando recebeu 57.60 e 55.50, respectivamente. Ele chegou a figurar na 34ª colocação, mas perdeu posições após dois últimos saltos não tão satisfatórios.
O Mundial de Fukuoka
O trampolim 1m, que não é disputado em Olimpíadas, foi a primeira prova dos saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka. Entre os homens, participaram 63 atletas da classificatória, sendo que apenas os 12 melhores avançaram para a final. O último classificado à decisão foi o ucraniano Danylo Konolav, com 360.25 pontos. A liderança da eliminatória ficou com o chinês Jianfeng Peng, com 403.75 pontos.
Mais cedo, Anna Lúcia dos Santos e Luana Lira já haviam participado dessa mesma prova no feminino. Anna ficou em 23º lugar, enquanto Luana foi a 26ª colocada. Rafael Max e Rafael Fogaça voltarão a competir já na noite desta sexta-feira (14), às 21h (horário de Brasília), no trampolim 3m sincronizado masculino. A prova dará três vagas olímpicas para Paris 2024.