O Brasil ficou em quarto lugar no revezamento 4x200m livre masculino no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria. Em final realizada nesta quinta-feira (23), Fernando Scheffer, Vinicius Assunção, Murilo Sartori e Breno Correia brigaram pela medalha até o fim, mas acabaram fora do pódio, marcando 07:04.69. Bruno Fratus disputou a semifinal dos 50m livre e ficou fora da final.
+ Bia Haddad ganha por W.O e vai à semifinal do WTA 500 de Eastbourne
Oitavo colocado nesta prova na Olimpíada de Tóquio, o revezamento brasileiro virou a chave para o Mundial. A equipe foi muito bem na eliminatória e marcou o segundo melhor tempo geral, com 07:06.94. Na final, todos melhoraram suas parciais. Fernando Scheffer abriu com 1:45.52, Vinicius anotou 1:46.44, Sartori marcou 1:46.34 e Breno fechou com 1:46.39.
Medalhista olímpico nos 200m livre, Fernando Scheffer se recuperou após seu desempenho abaixo do esperado neste Mundial – acabou ficando fora da final -, e entregou em segundo lugar para Vinicius Assunção. Vini, por sua vez, perdeu um pouco de ritmo e caiu para o quarto lugar. Murilo Sartori se recuperou e entregou para Breno Correia em terceiro lugar.
A essa altura, a briga era pela segunda posição, porque os Estados Unidos já haviam disparado. O Brasil duelava principalmente com a Austrália e chegou a ultrapassar a equipe na virada dos 100m finais. No entanto, a Austrália retomou a segunda colocação na reta final e a Grã-Bretanha, com uma arrancada espetacular de Tom Dean (fechou para 1:43.53), também tomou a posição do Brasil.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Assim, a equipe brasileira terminou em quarto lugar, sua melhor colocação em Mundiais nesta prova. Vale destacar que, um dia antes, o 4x200m livre feminino do país também chegaram na final, terminando com um inédito sexto lugar. Entre os homens, os Estados Unidos levaram o ouro, com 07:00.24. A Austrália ficou com a prata marcando 07:03.50. Já a Grã-Bretanha fechou com 07:04.00 cravados.
Bruno Fratus
Além do revezamento, o dia para o Brasil no Mundial contou com o medalhista olímpico Bruno Fratus. Competindo nos 50m livre, ele marcou o melhor tempo da eliminatória, com 21.71, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho na semifinal. Ele largou mal e terminou em quarto lugar em sua bateria, marcando 21.81, tendo o oitavo tempo geral, empatado com o francês Maxime Grousset.
Assim, os dois precisaram disputar um swim-off para saber quem ficaria com a última vaga à final. O brasileiro chegou a estar na frente durante o nado, mas foi ultrapassado pelo francês na reta de chegada. Fratus marcou 21.62, enquanto Grousset ficou com 21.59. Apesar de não ter se classificado para a final, esta foi a 100ª vez que Bruno Fratus nadou abaixo dos 22s nos 50m livre.
A final dos 50m livre masculino nesta sexta-feira (24), às 13h09, no horário de Brasília. Luiz Gustavo Borges foi o outro representante brasileiro nesta prova. Ele marcou 22.26 e ficou em 20º lugar na eliminatória, não avançando de fase.
Vivi Jungblut se garante na final
Viviane Jungblut disputará a final dos 800m livre. Ela anotou 08:32.26 na eliminatória, ficando com o nono melhor tempo geral. No entanto, a australiana Kiah Melverton, que terminou em oitavo lugar com 08:30.68 estava com a última vaga da decisão, optou por não disputar a finalíssima. Assim, a brasileira herdou seu lugar. Já Gabrielle Roncatto ficou em 13º lugar, com 08:38.65.
+ Brasil bate a Sérvia e volta a vencer na Liga das Nações
Esta será a segunda final de Viviane Jungblut neste Mundial de Esportes Aquáticos. Ela também participou dos 1.500m livre, quando terminou em sétimo lugar. Nesta prova, Beatriz Dizotti também foi finalista, sendo a sexta colocada. Foi a primeira vez que o Brasil teve duas atletas em uma final de prova de longa distância em um Mundial.
Eliminatórias
Outros três brasileiros competiram em provas eliminatórias no Mundial nesta quinta-feira e não conseguiram avançar para as semifinais. Matheus Gonche foi o oitavo colocado em sua bateria eliminatória nos 100m borboleta, marcando 52.27, e ficou na 18ª colocação geral. Vinicius Lanza foi o 25º, com 52.78. Entre as mulheres, Giovanna Diamante foi a 22ª colocada nos 50m borboleta, com 26.75.