A supercampeã Ana Marcela Cunha disputa no sábado (13) a prova dos dez quilômetros do Mundial de Desportos Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul. Além da disputa pelo título, a prova é seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Viviane Jungblut também está nessa. São dez vagas abertas aos atletas no masculino e feminino.
“O Mundial que é seletiva olímpica termina sendo o que todo mundo se prepara mais. Depois que virou esporte olímpico, a maratona deu um upgrade. Mais atletas da natação têm nadado provas de maratona”, diz Ana Marcela Cunha. Ela tem nove medalhas na competição, sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
A nadadora brasileira das maratonas aquáticas conquistou em 2019 ouro nas etapas do Circuito Mundial de Doha (Catar), de Setubal (Portugal) e de Balatonfured (Hungria), além da prata em Seychelles.
“O nível técnico em si é muito parecido com os outros mundiais, como foi em Balaton (local das disputas das maratonas aquáticas no Mundial de Budapeste 2017). A diferença é que as pessoas se preparam mais para estar aqui”, continha ”, continua Ana Marcela Cunha.
A brasileira treinou na quinta-feira na piscina coberta do Jin Nan Swimming Pool e, no fim da manhã local, se submeteu ao exame antidopagem.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=UVyi2ThyIuE[/embedyt]
Ana Marcela Cunha com pódio e vaga?
Técnico de Ana Marcela Cunha, Fernando Possenti espera vaga com pódio. “Minha expectativa nessa prova dos 10km é que a gente consiga a vaga e que ela esteja no pódio, que é sempre o objetivo que a gente vem há anos tentando manter”.
Ele falou também das duas outras provas em que sua atleta vai participar. “Os 5km é uma prova rápida para a gente, mas trabalhamos esse sprint no fim de prova e acho que tem ela sempre que tentar ficar entre as melhores, no pódio. E os 25 quilômetros é a prova que temos mais confiança por saber que ela sabe nadar muito bem e que veio para buscar o tetracampeonato”, destaca o treinador.
A outra brasileira na prova, Viviane Jungblut, também tem a vaga no horizonte. “Eu me programei bastante para essa prova. A gente fez um planejamento e um treinamento bem fortes para conseguir nadar bem as duas provas, mas vim para cá para tentar me classificar entre as dez primeiras nos 10km e conquistar essa vaga para as Olimpíadas”, disse.
Mais Brasil nas maratonas aquáticas
A prova de Anna Marcela Cunha e Viviane Jungblut começa às 20h, sempre pelo horário de Brasília. Um dia antes, começa o Mundial de Desportos Aquáticos para as maratonas aquáticas. O primeiro desafio é às 20h de sexta-feira (12), com os 5km masculino, prova que terá Diogo Vilarinho e Fernando Ponte.
O0 Brasil conta ainda com Allan do Carmo e Victor Colonese na equipe. As provas serão na cidade litorânea de Yeosu, distante cerca de uma hora e meia de ônibus de Gwangju.
Os atletas das maratonas aquáticas têm contribuído bastante para o sucesso do Brasil nos Campeonatos Mundiais de Desportos Aquáticos. Desde a edição de Roma 2009, quando Poliana Okimoto se tornou a primeira nadadora brasileira a subir ao pódio, com o bronze nos 5km, os representantes do país na modalidade faturaram medalhas em todas as edições seguintes: Xangai 2011, Barcelona 2013, Kazan 2015 e Budapeste 2017. No total, o Brasil tem 13 medalhas em Mundiais nas maratonas aquáticas: 4 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.
Maratonas aquáticas do Brasil em Gwangju
Diogo Andrade Vilarinho – 5km
Fernando Estanislau Ponte – 5km
Ana Marcela Cunha – 5km, 10km e 25km
Viviane Jungblut – 5km e 10km
Allan do Carmo – 10km
Victor Colonese – 10km e 25km
Programação Mundial de Desportos Aquáticos (Brasília)
12/7 – Sexta-feira
20h – 5km masculino
Fernando Ponte e Diogo Villarinho
13/7 – Sábado
20h – 10km feminino*
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut
* as dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020
15/7 – Segunda-feira
20h – 10km masculino*
Allan do Carmo e Victor Colognese
* os dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020
16/7 – Terça-feira
20h – 5km feminino
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut
17/7 – Quarta-feira
20h – revezamento por equipes 5km
equipe brasileira a ser definida
18/7 – Quinta-feira
20h – 25km masculino e feminino
Ana Marcela Cunha e Victor Colonese