O principal evento do atletismo nesta temporada será o Campeonato Mundial marcado para Londres, em agosto. Para o Brasil, é óbvio, as atenções estarão todas voltadas para o campeão olímpico no salto com vara, Thiago Braz. Mas que ninguém se espante se outro nome surgir com chance de obter um ótimo resultado em terras britânicas. O brasiliense Caio Bonfim pode ser uma boa surpresa para o torcedor brasileiro em 2017.
Neste sábado, Bonfim faturou a medalha de ouro na marcha atlética de 20 km na etapa de Taicang (CHN) do Circuito Mundial de marcha atlética da Iaaf (Associação das Federações Internacionais de Atletismo). ele completou a prova com o tempo de 1h22min16s, ratificando o índice para o Mundial, que havia obtido em Portugal (1h22min13s), há duas semanas.
Depois de um surpreendente quarto lugar na Olimpíada Rio-2016, Caio Bonfim vem mostrando, com resultados, que sonhar com voos mais altos no Mundial de Londres não é impossível. Nesta temporada, vem evoluindo nas etapas disputadas do Circuito de marcha atlética: ficou em 21º lugar em Ciudad Juarez (MEX), quando cravou 1h26min47, e depois em 7º em Rio Maior (POR), quando assegurou seu índice. Neste sábado, veio o ouro. “A preparação está sendo muito bem cuidada porque o objetivo é chegar na melhor forma no Mundial”, diz Bonfim.
Erica em quarto
A etapa de Taicang teve também a participação de outro nome forte na marcha atlética do Brasil. A pernambucana Erica Rocha de Sena terminou em quarto lugar na prova dos 20 km, com o tempo de 1h31min31s. O ouroi ficou para a chinesa Xiuzhi Lu (1h31min01s).
Nada mal para quem já tinha assegurado o índice para o Mundial e também mostrou que a regularidade tem sido o ponto forte de Erica na temporada. A etapa chinesa foi a primeira no Circuito Mundial em que ela não subiu ao pódio. Havia sido prata em Ciudad Juarez (1h30min49s) e ouro em Monterrey (1h32min07), ambas no México. Na Rio-2016, a brasileira era cotada para ganhar medalha, mas terminou apenas em sétimo lugar nos 20 km.
VEJA TAMBÉM:
+ Escândalo do doping deve deixar a Rússia fora do Mundial de atletismo
+ Rudisha vai atrás de novo ouro em Tóquio. Cnheça outros tricampeões no atletismo
+ Thiago Braz derrota Lavillenie na primeira prova de 2017 no salto com vara
+ Thiago Braz sonha com voos mais altos