Pela etapa de Lac St Jean, no Canadá, do Fina Marathon Swim World Series, Ana Marcela vence no feminino, enquanto Fernando Ponte ficou com a prata no masculino
Nesta quinta-feira (26) foi realizada a etapa canadense do Fina Marathon Swim World Series. O grande destaque do dia foi a vitória de Ana Marcela no feminino. No masculino, o melhor brasileiro foi Fernando Ponte Brasil, que terminou na segunda colocação e levou a prata. O vencedor da prova foi o holandês Marcel Schouten.
Essa foi a etapa com mais brasileiros na competição: Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Betina Lorscheitter, Allan do Carmo, Victor Colonese, Fernando Ponte, Alexandre Finco, Matheus Evangelista, Luiz Gustavo Barros e Diogo Villarinho.
10 km feminino
De olho na preparação para o Pan-Pacífico, Ana Marcela venceu com o tempo de 2h05min42s9, numa disputa muito equilibrada. As três primeiras colocadas chegaram praticamente juntas e a brasileira conseguiu a vitória por apenas 0s3.
Ana já era líder do Circuito Mundial e vai seguir na ponta após a vitória no Canadá. O que é ótimo para a brasileira, já que ela não vai disputar a próxima etapa porque vai estar no Pan-Pacifico, e precisa de uma folga para não perder a liderança.
Logo atrás de Ana Marcela, Viviane Jungblut conquistou a medalha de prata completando a dobradinha brasileira. Ela fez a prova em 2h05min43s2. Fechando o pódio, a equatoriana Samantha Arevalos ficou com o bronze. Betina Lorscheitter ficou com o nono lugar ao realizar a prova em 2h08min05s3.
10 km masculino
Com sete brasileiros na disputa, o pódio era uma realidade. Marcel Schouten, da Holanda, sobrou na prova, venceu e ficou com o ouro. Mas a definição dos outros competidores só foi feita após análise do vídeo da chegada.
E o resultado oficial confirmou a prata para Fernando Ponte com o tempo de 1h56min11s5. Diogo Villarinho, que antes tinha sido apontado como o segundo na chegada, acabou ficando com a terceira colocação ao marcar 1h56min11s6. Allan do Carmo foi o quarto (1h56min11s6), Victor Hugo Colonese foi o quinto (1h56min12s4), Luiz Gustavo Barros o sétimo (1h56min16s5), Alexandre Frinco (1h56min18s4) terminou em oitavo e Matheus Evangelista ficou em décimo primeiro (1h56min23s9).
“Foi uma prova com muitos brasileiros, fora do padrão. Foi um resultado muito bom. Eu tive um imprevisto com o voo, que foi cancelado em Nova York. Tive que dormir em Nova York. Foram praticamente três dias de viagem. Acho que passou de 60 horas de viagem. Isso prejudicou o nosso rendimento. Nós chegamos ao Canadá e tivemos só um treino e uma noite bem dormida. Foi um pouco de superação”, declarou Fernando.
“O trabalho está sendo bem feito. Ajudou muito na prova. Haviam 22 atletas, eu acho. O ritmo me favoreceu um pouco, porque no final consegui dar um sprint. Tem mais uma prova aqui no Canadá, no dia 11, e a perspectiva é de fazer outro bom resultado”, concluiu o medalhista de prata.