Nesta segunda-feira (16), foi anunciado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que o vitorioso treinador Fernando Possenti aceitou convite da Federação Australiana de Natação. Segundo o especialista Alex Pussieldi, do Swim Channel, Possenti assume o cargo de Head Coach de águas abertas do time.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A saída de Fernando Possenti será efetivada em fevereiro de 2025, de modo que ele realizará transição e planejamento do programa do seu time subordinado na Austrália, segundo nota oficial emitida pelo Comitê Olímpico do Brasil. Assim, o treinador também sairá do quadro de colaboradores do COB, em que estava inserido desde 2018.
“O COB agradece a Fernando Possenti pelo excelente trabalho efetuado nestes mais de seis anos de dedicação ao Movimento Olímpico brasileiro. Além da medalha olímpica, ele também comandou diversas nadadoras de piscina, entre as quais as finalistas olímpicas Maria Fernanda Costa e Beatriz Dizotti, que obtiveram no ciclo Paris-2024 os melhores resultados de suas carreiras”, comentou o então diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
Head Coach
Segundo Alex Pussieldi, Fernando Possenti vai assumir o cargo de Head Coach do time de águas abertas da Austrália. A equipe vem de uma prata olímpica em Paris-2024 com Moesha Johnson.
Fernando Possenti tem no currículo o ouro olímpico de Ana Marcela Cunha em Tóquio-2021. Ele mesmo recebeu por seis vezes o prêmio de Melhor Treinador do Mundo pela World Aquatics, a Federação Internacional de esportes aquáticos. Como técnico da natação, mais recentemente ele levou Mafe Costa à final dos 400m livre nos Jogos Olímpicos de Paris, assim como Beatriz Dizotti nos 1500m livre.