8 5
Siga o OTD

Maratona Aquática

Ronaldo Zambrano e Lizian Sobral vencem Campeonato Brasileiro

O domingo (8) foi de premiar os melhores do Brasileiro de Águas Abertas, com Lizian Sobral campeã no feminino e Ronaldo Zambrano no masculino. Na disputa por equipes, o Grêmio Náutico União foi o vencedor

Ronaldo Zambrano Brasileiro de Águas Abertas
Ronaldo Zambrano foi campeão Brasileiro de Águas Abertas na disputa individual (Divulgação)

O domingo (8) foi de premiar os melhores do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas de 2024. Nas disputas individuais, os campeões foram atletas do Yacht Clube, da Bahia. No feminino, Lizian Sobral finalizou a temporada com o título absoluto. Já entre os homens, o vencedor foi Ronaldo Zambrano. Na competição por equipes, o Grêmio Náutico União conquistou o título deixando o rival baiano em segundo e o Itamirim/Novos Cielos/Nadar Itajaí em terceiro lugar.

Campeões de 2024

No ranking individual do Brasileiro de Águas Abertas, Ronaldo Zambrano, do Yacht Clube, conquistou o título geral com 678 pontos somados. A segunda posição ficou com Lucas Davesac, do Itamirim/Novos Cielos, com 654 pontos. Por fim, Alexandre Finco, do Praia Clube, completou o pódio. No feminino, nova vitória do Yacht, com Lizian Sobral conquistando a medalha de ouro. Ela foi campeã do ranking mundial júnior da Copa do Mundo em 2024 e finalizou a temporada também com o título brasileiro absoluto.

Lizian Sobral conquistou o título do Brasileiro de Águas Abertas deste ano com 743 pontos, deixando Cibelle Jungblut como vice-campeã, com 724, e Julia Pereira, com o bronze e 699 pontos. A principal competição do Circuito Nacional acabou neste domingo com a etapa de Inema, na Bahia, e teve também o Grêmio Náutico União (GNU) novamente campeão por equipes. Foram 7.496 pontos conquistados ao longo das oito etapas para a conclusão do título.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Campeão, o Grêmio Náutico União deixou o Yacht Clube em segundo, com 6.852 pontos, e o Itamirim/Novos Cielos/Nadar Itajaí, em terceiro, com 3.787. GNU e Yacht Clube da Bahia chegaram à última disputa com possibilidade de título e o tradicional clube gaúcho mostrou novamente sua força e conquistou mais um título do Brasileiro de Águas Abertas.

Grêmio Náutico União campeão por equipes com 7.496 pontos conquistados (Foto: CBDA/Divulgação)

Avaliação da temporada

Assim que acabou a etapa final do Brasileiro de Águas Abertas, Sérgio Silva, diretor de Maratona Aquática da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), avaliou a temporada. “Foi mais um ano com muito trabalho e pessoas empenhadas em desenvolver as Águas Abertas do Brasil. Foram oito etapas do Brasileiro e 14 da Copa Brasil. Encerramos com novos atletas praticando a modalidade, com a certeza de contribuir para o desenvolvimento em todas as regiões do Brasil e profissionalizando o esporte”.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O Brasileiro acabou neste domingo assim como a Copa Brasil. A Copa Brasil de Águas Abertas também teve seu encerramento e o Costa Verde Tênis Clube foi o campeão geral com 8.974 pontos somados ao longo das etapas deste ano. A ADE-PE terminou como vice-campeã geral e a Aquacenter Natação completou o pódio de clubes.

Mais em Maratona Aquática