8 5
Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela explica resultado “estranho” na etapa de Hong Kong

A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha terminou em oitavo lugar em Hong Kong e contou que fez uma prova de superação após passar por infecção intestinal e pedra no rim

Ana Marcela Maratona Aquática Copa do Mundo
Ana Marcela fechou a quarta etapa da Copa do Mundo na liderança do ranking (Foto: Divulgação)

Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio-2020, representou o Brasil na Etapa de Hong Kong da Copa do Mundo de Maratona Aquática, o quarto dos cinco eventos de 2024. Entre os dez atletas do país que competiram na prova dos 10 km nesta sexta-feira (25), a nadadora nascida em Salvador, na Bahia, foi quem terminou com o melhor resultado. Ela finalizou o percurso em 2h07min17s20, na oitava posição. Algumas horas após a disputa, a atleta utilizou suas redes sociais para explicar o resultado “estranho”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Quem me conhece sabe que não sou de dar desculpas por nenhum resultado! Mas quero deixar aqui uma explicação, pois não gosto quando falam apenas do resultado sem saber o que aconteceu e acontece na vida. Pra muitos um 8º lugar ‘estranho’, mas quem tá comigo sabe que foi uma prova de superação, coloquei meu corpo no limite, me entreguei de corpo e alma! Após a etapa de Setubal foram 4 dias com uma infecção intestinal sem treinar”, disse Ana Marcela Cunha em seu instagram.

A atleta prosseguiu com a explicação e relatou que deveria ter embarcado para Hong Kong na terça-feira (22), mas, na ocasião, ela estava no hospital por conta de uma pedra no rim. “Mesmo com tudo isso, na quarta embarquei e eu fiz o que podia fazer pra continuar brigando pelo ranking. Agora é voltar pra casa, serão quatro semanas me cuidando, voltando a rotina, dando sequência nos treinamentos pra chegar na melhor forma na última etapa”, concluiu a nadadora.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Liderança do ranking mantida

A oitava colocação nos 10 km da Etapa de Hong Kong da Copa do Mundo manteve Ana Marcela Cunha na liderança do ranking de 2024. Com os 350 pontos conquistados, a brasileira chegou aos 2.350 e chega ao último evento do ano com mais chances de ser a campeã do que qualquer outra adversária. Com a terceira posição na competição realizada nesta sexta (25), a alemã Lea Boy assumiu a vice-liderança com 1.948. Anteriormente na segunda colocação, Viviane Jungblut caiu para o terceiro lugar com 1.900.

Na noite deste sábado (26), por volta das 22h30 (horário de Brasília), ocorre o revezamento misto 4x1500m. O Brasil está inscrito na disputa que envolve atletas dos naipes masculino e feminino. No momento, Ana Marcela está relacionada para a prova juntamente com Viviane Jungblut, Luiz Felipe Loureiro e Leonardo Brandt. Após Hong Kong, os nadadores partem para Arábia Saudita, quinta e última etapa da Copa do Mundo. O evento que fecha o calendário acontecerá entre 22 e 23 de novembro.

Em quatro etapas realizadas, a oitava colocação foi o pior resultado de Ana Marcela Cunha na Copa do Mundo de Maratona Aquática. Na primeira, no Egito, ela concluiu os 10 km em quinto lugar com o tempo de 2h04min35s70. Na segunda, na Itália, a brasileira venceu a prova com a marca de 2h0min00s70. Em Portugal, no terceiro evento do ano, a atleta baiana conquistou a medalha de prata cruzando a linha de chegada em 2h18min33s80.

Ana Marcela Pedra no Rim
Ana Marcela publicou foto com a pedra retirada do rim (Foto: Divulgação)

Mais em Maratona Aquática