Depois de muitos adiamentos, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, enfim cumpriu sua promessa e nadou no Rio Sena na manhã desta quarta-feira (17), a nova dias da abertura dos Jogos Olímpicos. Com a companhia de Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, ela quis mostrar que as águas do rio estão em condições de receber as provas da maratona aquática e do triatlo no megaevento.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O mergulho aconteceu próximo ao Hotel de Ville, sede da prefeitura de Paris, em uma manhã ensolarada e com a água a 20ºC. Anne Hidalgo pulou na água trajando uma roupa de mergulho preta e óculos de natação. Ela nadou cerca de 100 metros no estilo crawl, sendo assistida por diversos espectadores que estavam próximo ao local, além de diversos profissionais da imprensa.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Além da prefeita e do campeão olímpico Tony Estanguet, também entrou no rio Marc Guillaume, representante do governo para a região Île-de-France, onde se localiza a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Este mergulho aconteceu cinco dias depois que a ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, nadou no Sena para comprovar a boa qualidade da água.
PROMETEU E CUMPRIU! 🏊
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) July 17, 2024
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu sua promessa e nadou no Rio Sena na manhã desta quarta-feira (17), a nove dias da abertura dos Jogos Olímpicos.pic.twitter.com/bpU7TC3O3l
Momento simbólico
A natação no Sena foi proibida em 1923 devido à poluição. Desde então, políticos franceses prometeram tornar o rio novamente navegável, mas isto nunca aconteceu. Por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o projeto de despoluição foi reativado pela organização e pela prefeitura da cidade, desta vez em um ritmo mais acelerado.
Há algumas semanas, ainda havia a preocupação para saber se o rio estaria apto para receber as disputas da maratona aquática, do triatlo e do paratriatlo nos megaeventos, uma vez que os níveis de poluição da água ainda estavam muito altos. No entanto, uma nova análise na última semana concluiu que o rio está em condições para a realização do evento.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em que as delegações navegarão em barcos no Rio Sena, acontecerá em 26 de julho. As provas do triatlo ocorrerão nos dias 30 e 31 de julho, enquanto as da maratona aquática serão em 8 e 9 de agosto. A Paralimpíada começa em 28 de agosto, sendo que as disputas do paratriatlo serão 1º e 2 de setembro.