Ela é imparável! Aos 31 anos de idade, Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de bronze na prova dos 5km da natação em águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, na manhã desta quarta-feira (07). A baiana fez uma reta final de prova espetacular para garantir sua 17ª medalha em Mundiais, a sétima nesta distância. Viviane Jungblut terminou na nona colocação.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
Diferente do que aconteceu nos 10km, em que ficou em quinto lugar e garantiu vaga olímpica para Paris-2024, Ana Marcela teve uma estratégia mais agressiva para os 5km. Ela chegou a se colocar na segunda colocação no início da disputa e, ainda que tenha perdido posições, sempre permaneceu no top-10, com as líderes no radar.
A brasileira iniciou a última volta da prova na quinta colocação e consegui um lugar no pódio graças a um final de prova emocionante. Ela atingiu a terceira colocação na passagem da última boia e até abriu certa vantagem, mas logo foi alcançada pelas atletas que estavam atrás. No entanto, Ana mostrou o porquê de ser a atual campeã olímpica e fez um sprint final espetacular para ficar em terceiro lugar.
Ana Marcela completou a prova em 57min36s80, mais de dois segundos a frente da quarta colocada, que foi a estadunidense Katie Grimes. A holandesa Sharon van Rouwendaal levou a medalha de ouro, com 57min33s90, enquanto a australiana Chelsea Gubecka conquistou a prata com 57min35s00. Viviane Jungblut completou a prova na nona colocação, marcando 57min52s90.
Feitos incríveis
Ana Marcela Cunha se colocou no pódio dos 5km pela quinta edição de Mundial seguida. Ela foi medalhista de ouro em Gwangju-2019 e Budapeste-2022 e bronze em Budapeste-2017 e Fukuoka-2023. A baiana ainda acumula outros dois bronzes nesta distância, em Roberval-2010 (Mundial de Águas Abertas) e em Kazan-2015. Agora, ela tem sete medalhas nos 5km, sendo dois ouros e cinco bronzes.
Além disso, este é o oitavo Mundial de Esportes Aquáticos seguido que Ana conquista ao menos uma medalha. Ela está presente no pódio de todas as edições desde 2011, seja nos 5km, nos 10km ou nos 25km. A última vez que ela não medalhou foi em Roma-2009, quando tinha apenas 16 anos de idade. Desde então, foram sete ouros, duas pratas e sete bronzes, totalizando 16 pódios.
O feito de Ana em Doha é ainda maior visto que ela trocou de treinador há menos de um ano. Ela encerrou uma parceria de sucesso de longa data com Fernando Possenti e passou a receber instruções do multicampeão italiano Fabrizio Antonelli. Além disso, Ana passou por cirurgia no ombro há menos de um ano e meio.