A dupla brasileira formada por Poliana Okimoto e Allan do Carmo terminou em segundo lugar no Desafio Elite do Circuito Rei e Rainha do Mar. O título ficou com a equipe italiana, representada por Dario Verani e Rachele Bruni. A parceria, que foi a mais rápida no
treino classificatório da última sexta-feira, fez uma prova estratégica, mantendo-se sempre entre os três primeiros e guardou toda a energia para o final da prova.
“É muito emocionante retornar ao local onde conquistei a medalha de prata. O mar hoje estava mais mexido do que na Olimpíada, fizemos uma tática progressiva e guardei mais energia para o final. Adoro o Rei e Rainha do Mar! O formato da prova é muito divertido!”, comemorou Rachele Bruni depois da prova.
A brasileira Poliana Okimoto disse que não estava na sua melhor forma por estar voltando de férias e celebrou a posição final na prova. “Foi surpresa o resultado, me senti bem, principalmente na última volta. Acho que o que decidiu não foi natação nem corrida, foi o surfe! Foi quem pegou melhor as ondas (risos). Fiquei feliz por não estar na melhor forma, mas mesmo assim consegui nadar em alto nível. Na segunda volta tomei um caixote e acabei perdendo posições. É sempre ótimo voltar, principalmente depois de um ano maravilhoso, com medalha olímpica, um ano em que realizei o maior sonho da minha vida. Acho que essa prova foi uma grande comemoração para meu 2016”, afirmou medalhista de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro.
A equipe dos Estados Unidos formada por Chip Peterson e Haley Anderson completou o pódio. A outra dupla brasileira, Betina Lorscheitter e Luiz Arapiraca ficaram na quarta colocação, seguidos por Ferry Weertman e Esmee Vermeulen, da Holanda, Guillermo Bertola e Julia Arino, da Argentina e Maria Alejandra Bremont e Piero Canduelas do Peru chegaram na sétima posição. A dupla japonesa (Yasunari Hirai e Yumi Kida) foi desclassificada por não ter feito o percurso corretamente e terminaram na oitava colocação.
Classificação final do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar
1º – Dario Verani e Rachele Bruni (Itália) – 30:53
2º – Allan do Carmo e Poliana Okimoto (Brasil amarelo) 30:55
3º – Chip Peterson e Haley Adley (EUA) – 30:57
4º – Luiz Arapiraca e Betina Lorscheitter (Brasil verde) – 30:58
5º – Ferry Weertman e Esmee Vermeulen (Holanda) – 31:05
6º – Guillermo Bertola e Julia Arino (Argentina) – 31:45
7º – Piero Canduelas e Maria Alejandra Bremont (Peru) – 32:19
8º – Yasunari Hirai e Yumi Kida (Japão) – Desclassificado