Com a presença da campeã olímpica Ana Marcela Cunha e de outros grandes atletas das águas abertas, aconteceu nesta quinta-feira (13) a cerimônia de abertura do Manaus Adventure, evento organizado pela Prefeitura de Manaus, que reunirá disputas de modalidades esportivas radicais de sexta-feira (14) até domingo (16). Na abertura, o prefeito da cidade, David Almeida, e outras autoridades, discursaram.
+ Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut fazem dobradinha em Assunção 2022
“Nós queremos transformar Manaus em um destino de grandes eventos. Temos o maior rio do mundo, a maior bacia hidrográfia e a maior floresta. Nossa cidade tem dois milhões de habitantes e está ávida para receber grandes torneios. Este evento é embrionário, mas já nasce grande para que possamos atrair os olhos de todo o Brasil e de todo o mundo”, disse David.
O evento organizado pela prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), fará com que Manaus seja a capital dos esportes de aventura neste final de semana. O objetivo da iniciativa é fomentar as modalidades e atrair o turismo de aventura para a cidade. Entre as diversas modalidades “radicais”, serão realizados a Copa Brasil de pesca esportiva e o Rio Negro Challenge, com o Desafio Internacional de Águas Abertas.
Considerado um dos principais eventos esportivos do norte do Brasil, o Rio Negro Challenge já tem certa tradição. No Manaus Adventure, ele contará com a presença de centenas de atletas amadores em provas de 500m, 1km, 2km e 4km, entre disputas individuais e revezamentos a serem realizados na Praia de Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Na edição deste ano, o RNC será encerrado com o Desafio Internacional de Águas Abertas, que reunirá grandes atletas da modalidade.
O Desafio Internacional
O Brasil será representado por Beatriz Dizotti e Bruce Hanson de Almeida, atletas que disputaram o último Mundial de Esportes Aquáticos, em julho. A dupla competirá contra os franceses Axel Reymond, bicampeão mundial dos 25km, e Lise Pou, quarta colocada nos 25km no Mundial, e venezuelano Ronaldo Zambrano e a espanhola Jimena Perez, medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014.
Apesar da presença de Ana Marcela Cunha em solo manauara, a campeã olímpica não participará do Desafio Internacional de Águas Abertas. Ela é uma espécie de embaixadora do evento, ajudando em sua divulgação, e treina na capital amazonense enquanto isso.
O desafio será em dupla, na distância total de 6km. Um percurso de 1,5km será montado no Rio Negro, em que cada atleta competirá uma volta de forma intercalada. No caso, o atleta número 1 nada a primeira e a terceira volta e o atleta 2 nada a segunda e a quarta perna. A disputa está programada para acontecer no domingo, às 09h30 no horário de Brasília (08h30 em Manaus).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“O Manaus Adventure é um evento que vai ficar marcado no nosso calendário. Eu quero formar atletas assim como Ana Marcela. Ela é uma joia rara e sua presença aqui incentiva os jovens. Que Manaus seja o destino da pesca esportiva, do turismo esportivo, dos eventos náuticos, acima de tudo de natação”, completou o prefeito David.
Programação do evento (horário de Manaus):
Sábado, 15 de outubro:
07h – circuito 1k
07h40 – Circuito Curumim 500mts
08h – Revezamento 4x500mts
Domingo, 16 de outubro:
07h – circuito 2k
07h40 – circuito 4k
08h30 – Desafio Internacional Manaus