Mais um para a coleção! Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro nos 10km da segunda etapa da Série Mundial de Águas Abertas, realizada neste sábado (09) em Parc de La Villette, em Paris, na França. Foi sua segunda vitória no circuito nesta temporada, sendo a primeira conquista depois do histórico desempenho que teve no Mundial de Esportes Aquáticos, na última semana. Outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut ficou em quarto lugar.
+ Conjunto é ouro e Geovanna Santos é prata no Pan de ginástica rítmica
Assim como aconteceu nas últimas grandes competições, a prova dos 10km da Série Mundial de Paris foi decidida nos metros finais. Ana Marcela conseguiu se impor na reta de chegada e venceu com 2h00min33s71, deixando a holandesa Sharon van Rouwendaal, que foi campeã mundial nesta distância há uma semana, em segundo lugar, com dois segundos de diferença.
E foi por muito pouco que o Brasil não fez dobradinha. Viviane Jungblut fez uma prova consistente e se manteve no pelotão de liderança até o final. No sprint final, ela foi superada pela italiana Ginevra Taddeucci e acabou em terceiro lugar. Taddeucci levou o bronze com pouco mais de um segundo de diferença sobre Vivi. A quinta colocada foi a australiana Kareena Lee, bronze em Tóquio-2020.
A temporada de Ana Marcela
Esta é a segunda vitória de Ana Marcela Cunha na Série Mundial de Águas Abertas. Na abertura da temporada, em Setúbal, Portugal, em maio, a brasileira já havia sido ouro nos 10km. Vale lembrar que ela é a atual campeã do circuito, tendo 28 etapas e cinco títulos de temporada no currículo.
Campeã olímpica no ano passado, Ana Marcela também vai tendo um ano de 2022 mágico. Além dos dois ouros na Série Mundial, a baiana conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Budapeste, encerrado no último final de semana. Ela foi ouro nos 5km (bicampeã) e nos 25km (pentacampeã) e bronze nos 10km, que é a distância olímpica.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Disputa masculina
Marathon Swim World Series 2022 / Paris#openwater Men’s 10km
— FINA (@fina1908) July 9, 2022
🥇🇮🇹 Gregorio PALTRINIERI
🥈🇭🇺Kristof RASOVSZKY
🥉🇦🇺Nicholas SLOMAN
Full results 👉https://t.co/wfMwlwJm7R pic.twitter.com/yIYeEb0SGB
Entre os homens na Série Mundial de Paris, o ouro ficou com o italiano Gregorio Paltrinieri, que marcou 1h51min37s85. O húngaro Kristof Rasovszky chegou logo atrás, enquanto o australiano Nicholas Sloman completou o pódio. Dos brasileiros, Diogo Villarinho ficou na 34ª colocação, com 1h53min15s. Allan do Carmo e Guilherme Costa, o ‘Cachorrão’, também foram inscritos na prova, mas o resultado oficial da Fina consta que eles não competiram.