A semana para o Brasil começou dourada. A campeã olímpica Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro nos 5km da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos, na Hungria, nesta segunda-feira (27). Foi o sexto título mundial de sua carreira, o segundo nesta prova. Outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut também fez ótima prova e terminou em sétimo lugar.
+ Marcus D’Almeida vence três campeões olímpicos e é ouro na Copa do Mundo de tiro com arco
Para faturar mais um ouro, Ana Marcela Cunha fez uma prova de almanaque. Se manteve no pelotão dianteiro desde o início, assumiu a liderança na segunda metade da prova e desgarrou na volta final. No sprint final, ela superou a concorrência da francesa Aurelie Muller, que ficou na sua cola. A brasileira marcou o tempo de 57min52s90, apenas nove décimos a frente de Muller.
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha agora soma 13 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo seis delas na distância dos 5km. Ela já havia sido campeã na última edição do Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju-2019, e agora consegue o segundo título seguido na prova. A baiana ainda soma três bronzes nos 5km, quatro ouros nos 25km (incluindo três nas últimas edições), uma prata por equipes, uma prata nos 10km e dois bronzes nos 10km.
Vale destacar que a prova olímpica da maratona aquática é os 10km, na qual Ana ainda não conquistou um título mundial. Isto pode acabar na quarta-feira (29), quando será disputada a prova da distância. Além dos 10km, Ana ainda competirá nos 25km na sexta-feira (02), onde busca seu quinto título mundial, o quarto de forma consecutiva.
É OUROOOOOOOOO! 🏊🏽♀️🥇🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) June 27, 2022
É de Ana Marcela Cunha no Mundial de Budapeste, na prova dos 5km.
É a 6ª de ouro em Mundiais!
É um fenômeno das águas abertas! 🤩 pic.twitter.com/9yp978LZo3
Outros brasileiros
Em Budapeste, a também brasileira Viviane Jungblut também manteve uma postura forte e se manteve no pelotão da frente desde o início. Ela alternou posições até o fim e terminou na sétima colocação, marcando 58min00s50, 7,60s atrás de Ana Marcela. Aurelie Muller foi prata, enquanto a italiana Giulia Gabbrielleschi faturou a medalha de bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre os homens, que tiveram sua prova disputada um pouco mais cedo nesta segunda-feira, Bruce Hanson Almeida e Gabriel Arteiro ficaram em 21º e em 22º lugar, respectivamente, entre 61 atletas que iniciaram a disputa. O ouro ficou com o alemão Florian Wellbrock, campeão olímpico em Tóquio-2020, seguido pelo italiano Gregorio Paltrinieri e pelo ucraniano Mykhailo Romanchuk.