Allan do Carmo e Diogo Villarinho não conseguiram vaga para os Jogos de Tóquio na maratona aquática. No pré-olímpico disputado neste domingo (20) em Setúbal, Portugal, eles ficaram sem uma das 15 distribuídas. O vencedor foi o britânico Cheal Pardoe, com 2h02min07, seguido pelo grego Athanasios Kynigakis e pelo também britânico Tobias Robinson, ambos com o mesmo tempo, cinco segundos atrás do vencedor. Vilarinho ficou com a 21ª colocação, cravando 2h03min08s60. Allan do Carmo terminou em 44º lugar com 2h14min29s50.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Carimbaram passaporte os nove melhores colocados, sendo um por país, o melhor japonês e mais cinco por continente. Inicialmente a competição seria no final de maio em Fukuoka, em condições mais similares com as olímpicas, porém a pandemia jogou a seletiva para Portugal, onde o cenário é diferente do que deve ser encontrado nos Jogos. Sendo assim, o nome brasileiro na maratona aquática no Japão é Ana Marcela Cunha, atleta do Time Nissan e do Time Ajinomoto.
+ Ana Marcela é prata no Campeonato Espanhol de Águas Abertas
WE’RE LIVE!
— FINA (@fina1908) June 20, 2021
The marathon swim qualifier has started, follow live: https://t.co/DZ6gAlsR9w pic.twitter.com/gBJ6RrFOsJ
Diogo Villarinho, do Minas Tênis Clube, tem 27 anos e foi convocado para o Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas no início do mês. Ele foi o terceiro colocado na seletiva brasileira, mas herdou a vaga de Guilherme Costa, que pediu dispensa para focar em treinamentos na piscina para a natação dos Jogos. Allan do Carmo ficou com a outra vaga da seletiva brasileira, disputada no Rio de Janeiro, para o pré-olímpico. Ele disputou os Jogos de Pequim, em 2008, ficando na 14ª colocação, e depois no Rio 2016, quando ficou em 18º.