Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha retornam às competições neste final de semana. A dupla da maratona aquática disputará prova de 36 km neste domingo (5) em Capri, na Itália. Será o primeiro de três eventos previstos no calendário dos atletas baianos, que não competem desde fevereiro, agora em neste mês de setembro.
Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha já estão na Europa há três semanas, mais especificamente em Portugal. A dupla está instalada nos centros de treinamentos do Rio Maior, dentro da chamada Missão Europa.
+ Jogos Pan-Americanos Junior acontecerão em Cali em 2021
Ana Marcela Cunha, que anteriormente realizou duas semanas de treinamentos no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, acredita que o período em Rio Maior será importante para chegar bem na retomada no calendário de competições de maratona aquática agora em Capri.
“Rodagem”
“Saímos de Rio Maior depois de três semanas intensas de treinamento e vamos com tudo para as próximas competições até o fim do ano. Conseguimos nadar 275 km, que é uma média alta, para nos prepararmos para a prova em Capri. Foi um período importante não só para rodar, mas também para o descanso e a alimentação, que foram bem feitos”, afirmou Ana Marcela.
A alta quilometragem nos treinos tem uma explicação. Serão mais de seis horas dentro da água. Nada que assuste a seis vezes campeã mundial e única brasileira com vaga garantida para os Jogos Olímpicos na maratona aquática.
“Já competi essa prova em 2014 e bati o recorde dessa prova, em 6h24min. Eu gosto bastante de nadar longas distâncias e essa prova vem num momento importante para a gente. Não é só a retomada das competições, mas para reforçar o lado mental. Então, para mim, essa prova é mais uma curtição, de viver o momento, aproveitar para sair mentalmente mais forte”, destacou a nadadora de 28 anos.
Allan do Carmo
Para Allan do Carmo, a prova em Capri marcará o reinicio da caminhada em busca de sua terceira participação olímpica na maratona aquática. Durante a Missão Europa, o atleta esteve ao lado de seis dos seus principais adversários que disputarão a única vaga masculina disponível para o Brasil em Tóquio 2021.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Voltamos aos treinamentos há algumas semanas e vamos reiniciar agora as competições. Chega a dar um friozinho na barriga e agora volta o sonho olímpico. Estivemos aqui em Rio Maior com amigos e adversários que teremos nas competições. Isso já traz um clima de competitividade sadia e dá a expectativa de planejar o resto de 2020 e o início de 2021, onde começaremos a focar diretamente na seletiva olímpica. Penso, sonho e confio que posso estar nos Jogos Olímpicos no ano que vem. Espero fazer tudo certo nos treinos e competições para que eu possa representar o Brasil mais uma vez”, comentou Allan, que também saiu satisfeito de Rio Maior.
Competições da dupla em setembro
6/9 – Travessia Capri-Napoli (Itália) – 36km
12/9 – Ilha da Madeira (Portugal) – 10km
26 e 27/9 – Campeonato Francês em Jablines (França) – 5km e 10km