O Circuito Mundial de Maratona Aquática de 2020 está encerrado. Nesta segunda-feira (20), a FINA (Federação Internacional de Natação) cancelou as últimas duas etapas, em Chun’na, na China, e em Hong Kong, devido ao cenário imposto pela pandemia de coronavírus. Neste ano, somente um evento foi realizado e a brasileira Ana Marcela Cunha ganhou a medalha de prata em Doha, no Catar.
+ Ana Marcela quer surpreender para conquistar medalha olímpica
A FINA anunciou também que o Grand Prix de Ultramaratonas de 2020 não será mais disputado pelo mesmo motivo. Anteriormente, a entidade já havia divulgado uma nova data para o Campeonato Mundial de Natação em piscina de 25 metros, a alteração do período de realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka e dos Pré-Olímpicos de Nado Artístico, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas.
Segundo a nota publicada pela FINA, a resolução sobre o cancelamento das últimas duas etapas do Circuito Mundial de Maratona Aquática ocorreu depois de uma reunião da Força Tarefa da instituição com os organizadores dos eventos, além de autoridades nacionais e internacionais. Vale lembrar que as outras provas da competição já tinham sido canceladas devido ao coronavírus.
Maratona Aquática na Missão Europa
O primeiro grupo, composto por brasileiros das modalidades judô, nado artístico, boxe e natação, já está em Portugal, local que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) escolheu para promover o programa Missão Europa, oportunizando uma fase de treinos específicos aos competidores. Os atletas da maratona aquática estão inclusos e embarcam no dia 8 de agosto.
+ Organização de Tóquio-2020 pode mudar percurso da prova
Sem as competições do Circuito Mundial por causa do coronavírus, a fase de treinamentos em Portugal será importante para Ana Marcela Cunha, Alexandre Finco, Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Fernando Ponte, Henrique Figueirinha e Victor Colonese.
Em um primeiro momento, somente Ana Marcela viajaria para a Missão Europa, no entanto, Allan do Carmo reclamou da falta de apoio à maratona aquática masculina e fez a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) ampliar o número de vagas para o esporte.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK