Betina Lorscheitter e Guilherme Ribeiro venceram, neste sábado (5), a prova de 10 km do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, realizada na praia da Pajuçara, em Maceió, Alagoas. Na prova de 2,5 km da Copa Brasil, Ana Clara Guerra Silva e Bruno Yamamoto foram os primeiros a completarem o percurso. A competição é realizada pela CBDA em parceria com a FAEAL (Federação Aquática do Estado de Alagoas).
A paradisíaca praia de Pajuçara recebeu a penúltima etapa da temporada do circuito brasileiro para desenhar a definição do ranking da temporada 2019. Líder na classificação geral da prova de 10 km do Campeonato Brasileiro, Betina Lorscheitter, do GNU, venceu mais uma vez com o tempo de 2h09m11. Aricia Peree, da ACEB/BA, terminou em segundo (2h10m23) e Julia Nina, da MAC-Nina/MA, completou o pódio (2h14m02). Com a vitória, Betina disparou no ranking da prova e, agora, soma 303 pontos.
Na disputa masculina, melhor para o atleta do Corinthians Guilherme Toledo Ribeiro que, com o tempo de 2h00s37, conquistou o troféu de campeão e somou pontos importantes para o ranking nacional. Alexandre Finco, do GNU, terminou em segundo (2h00s44) e Ronaldo Sanchez, do Yacht Clube/CBC/BA, em terceiro (2h00s54). Campeão em Maceió, Guilherme é o líder do ranking brasileiro com 249 pontos.
Copa Brasil
A manhã também foi de disputa na Copa Brasil. Atletas de diversos estados brasileiros caíram na água para a prova de 2,5 km. Entre as mulheres, Ana Clara Silva – nascida em 2005 e pertencente à categoria infantil – foi a primeira mulher a completar o percurso: 31m58. Entre os homens, melhor para Bruno Yamamoto, do Circulo Militar, que terminou o percurso em 31m27.
Vale lembrar que, na prova de 2,5 km da Copa Brasil, não há disputa geral de categorias. Cada atleta nada em sua divisão de idade.