Fim da Série Mundial de maratonas aquáticas em 2019. A nona etapa foi realizada neste domingo, em Chun’an, na China e definiu a campeã da temporada. Ana Marcela Cunha terminou com a prata na etapa e com o vice-campeonato na classificação geral. A italiana Rachele Bruni, que foi a quarta em Chun’an, foi a grande campeã da Série Mundial.
Mas quem levou o ouro na última etapa foi outra italiana. Arianna Bridi fez 02:04:05.4 e encerrou a temporada da Série Mundial no topo do pódio. Ana Marcela Cunha veio logo atrás, com 02:04:05.8, uma diferença mínima que acabou definindo a disputa. O terceiro lugar foi da chinesa Xin Xin.
Rachele Bruni, que disputou todas as nove etapas e só venceu uma, foi regular e sempre presente. Para ser a campeã da temporada, a brasileira precisava ganhar a última prova e ainda torcer para que a italiana não passasse da sexta colocação.
Ana Marcela Cunha venceu cinco das sete etapas que disputou na Série Mundial de maratonas aquáticas em 2019. Campeã da temporada em 2018, Ana Marcela Cunha e seu técnico, Fernando Possenti, no entanto, não colocaram a conquista da Série Mundial como objetivo para a temporada. O que eles queriam era a vaga olímpica, que foi conquistada, e conseguir uma constância de resultados, que foi conquistada de forma impressionante.
Contando com a Série Mundial, Ana Marcela Cunha tem nove ouros e três pratas em 13 provas disputadas. O único “deslize” o quinto lugar na prova dos 10km do Mundial, que a classificou para a Olimpíada de Tóquio.
Allan do Carmo
Na prova masculina, o representante brasileiro foi Allan do Carmo. Sempre no pelotão da frente, o nadador ficou muito perto do bronze, mas acabou na sexta colocação. A performance de Allan do Carmo foi muito elogiada pelo seu mais novo treinador, Fernando Possenti, o mesmo que treina Ana Marcela Cunha. Em apenas um mês de treinamentos, Allan melhorou sua técnica se alimentando e contornando as boias.