Dentro da água, Ana Marcela Cunha é uma vencedora. E fora dela, a nadadora colhe os frutos de mais uma temporada vitoriosa. A brasileira foi eleita como a melhora atleta feminina de águas abertas da temporada 2018, em evento realizado neste domingo (16), durante o World Aquatics Gala da FINA (Federação Internacional de Esportes Aquáticos) em Hangzhou, na China.
+ Ana Marcela: uma guerreira em busca da medalha olímpica
Foi a quinta vez desde que o prêmio foi criado em 2010 que Ana Marcela Cunha venceu, fazendo da brasileira a maior vitoriosa da modalidade. A nadadora de maratonas aquáticas já tinha conquistado a premiação em 2010,2014,2015 e 2017.
+ Veja página especial da atleta
E não poderia ser diferente, em 2018 a nadadora brasileira se tornou tetracampeã da Série Mundial de maratonas aquáticas.
FINA Best Female Open Water Swimmer 2018 – Ana Marcela Cunha (BRA) 🏆🇧🇷
FINA Marathon Swim World Series had one protagonist this year: @anamarcela92! She is FINA Best Open Water Swimmer for 2018, the 5th award for the Brazilian legend. pic.twitter.com/YfW42n4CQV
— FINA (@fina1908) December 16, 2018
Foram duas vitórias nas etapas da Belafontured, na Hungria, e St Lac Jean, no Canadá; além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles; e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e em Abu Dhabi. Este foi o quarto título de Ana Marcela Cunha na ‘Fina Marathon Swim World Series’. Antes, já havia vencido nas temporadas de 2010, 2012 e 2014.
Mas o ano de Ana Marcela Cunha teve muito mais conquistas. A brasileira também fez história no país natal. No primeiro Troféu Brasil – Maria Lenk de maratonas aquáticas, realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Ana Marcela e Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica em 2016, caíram na água para um reencontro. Sharon dominou boa parte da prova, mas, nos últimos 1500 metros, a brasileira apertou o ritmo e conquistou a vitória.
Logo depois, a nadadora partiu para o Pan-Pacífico e terminou a prova de 10 km das Maratonas Aquáticas com o bronze, o primeiro do Brasil na história da competição.
Com o título da Série Mundial de maratonas aquáticas praticamente garantido, Ana Marcela partiu com a seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano de Desportes Aquáticos, que foi realizado no Peru. E como não poderia ser diferente, a nadadora faturou o ouro nas três provas em que competiu.
Primeira ela faturou o ouro na prova dos 5km, que não faz parte da programação olímpica. Depois, veio o ouro na prova dos 10km e vaga garantida para os Jogos Pan-Americanos de 2019. Fechando a participação brasileira, Ana Marcela ainda subiu no lugar mais alto do pódio no revezamento, nadando com Viviane Jungblut, Victor Colonese e Allan do Carmo.