A praia de Inema, em Salvador, na Bahia, será a casa da Maratona Aquática. Nesta sexta-feira (16), o local receberá a 7ª e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil. A disputa também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2019. A competição definirá os campeões do circuito nacional de 2018 e terá provas de 10 km, 5 km e 2,5 km.
No Campeonato Brasileiro, tanto nos 10 km, como nos 5 km, Betina Lorscheitter é a líder do ranking. Ela chega a Inema para tentar mais uma vitória em cada prova e conquistar o título da temporada. Entre os homens, Victor Colonese também lidera nas duas provas e, em sua terra natal, espera sair com o troféu do circuito. A prova de 10 km será seletiva para o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2019.
“A etapa de Inema é para fechar o circuito com chave de ouro. É uma etapa decisiva para a definição do ranking da Copa Brasil e do Campeonato Brasileiro. Então a expectativa é que os atletas estejam no melhor de suas formas para a competição”, disse o supervisor de Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo Ratto.
“Teremos também a seletiva para o Sul-Americano Juvenil nas disputas de 5 km e 10 km. Será um evento muito importante, com atletas da seleção brasileira de base e profissional. Além de nomes consagrados da modalidade no Brasil”, completou.
Copa Brasil tem quase 500 inscritos nas provas
Na Copa Brasil, as disputas seguem para as provas de 5 km e 2,5 km. Ao todo, cerca de 300 atletas estão inscritos para a prova de 5 km e 200 para a prova de 2,5 km. Para esta etapa, a CBDA inovou e os tradicionais números colados nos atletas para identificação; e os copos de papel para a alimentação dos atletas, que visa a preservação do meio ambiente.
Durante a etapa, também será realizada a Clínica para treinadores da Fina com Fernando Possenti. Ele foi eleito o melhor treinador da temporada 2018. As provas de 10 km e 2,5 km serão disputadas na sexta-feira e as duas provas de 5 km no domingo.