O Brasil colocou quatro atletas no pódio neste primeiro dia de prova da Maratona Aquática no Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, disputado em Lima, no Peru. Nesta quarta-feira (31), Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo foram os vencedores da prova de 5km. No pódio, eles tiveram a companhia de Viviane Junglut e Victor Colonese, que fecharam em terceiro e segundo, respectivamente a prova de seus naipes.
A disputa foi toda comandada pelos nadadores brasileiros. Na primeira volta, Viviane Jungblut liderava o pelotão feminino, enquanto Victor Colonese estava na segunda posição do masculino. No bloco da frente, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo acompanhavam.
A segunda volta terminou ainda melhor, com a liderança mantida de Viviane e a ida para a ponta de Victor Colonese. Ana Marcela já se aproximada e fechou a volta na quarta posição, enquanto e Allan pulou para a vice-liderança.
A terceira volta foi decisiva. Os dois principais nomes da prova do país assumiram a ponta para confirmar a vitória.
“Foi uma prova boa e em um ritimo não tão forte. Acho que todos estão pensando nos 10 km e também nadando de traje. Fiz duas primeiras voltas mais suave e, na última, consegui ficar um pouco na frente e segurei até a chegada. Acredito que a prova de 10 km vai ser um pouco mais tensa por ser seletiva para os Jogos Pan-Americanos”, disse Ana Marcela.
“Muito feliz com a vitória nesta primeira prova do Sul-Americano. Nadamos com traje e serviu para pegar confiança para os 10 km, que é a prova mais importante da gente aqui. Fiquei em primeiro e o Colonese em segundo e isso foi muito importante para a sequência da competição”, falou Allan do Carmo.
Vale lembrar que a prova de 5km não está no programa dos Jogos Panamericanos de Lima-2019. A Maratona Aquática volta na próxima sexta-feira (2), com a prova de 10 km, essa sim como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2019. A equipe brasileira busca quatro das oito vagas em disputa na competição.