Siga o OTD

Maratona Aquática

4ª etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar será em Ubatuba

A praia de Maranduba, em Ubatuba, será o palco da quarta etapa do Rei e Rainha do Mar 2018 e aguarda cerca de 1.500 participantes

Reprodução/Instagram

O próximo destino do Circuito Rei e Rainha do Mar é de tirar o fôlego: Ubatuba é um dos destinos preferidos dos que apreciam uma bela paisagem, e é lá que acontece a próxima etapa do RRM, no dia 11 de novembro. A praia de Maranduba foi escolhida não só pelo visual, mas por oferecer uma emoção a mais para os percursos aquáticos: a volta na ilha do Pontal.

Na quarta etapa do ano, o circuito volta à São Paulo depois de percorrer o país, passando por Florianópolis, Brasília e Salvador. A atleta de alto-rendimento e embaixadora local da prova, Catarina Ganzeli, ressalta a importância do evento no estado: “O retorno de um dos maiores eventos das maratonas aquáticas para São Paulo será de extrema importância! Nosso estado detém um número imenso de praticantes da modalidade. Muitos gostariam de conhecer o Rei e Rainha do Mar, mas não tem a oportunidade de sair do estado. Esse contato dos atletas apaixonados com uma prova tão diferenciada irá enriquecer a prática da modalidade.”

O Rei e Rainha do Mar Ubatuba promete fortes emoções. Os participantes que optarem pela prova mais extensa de natação, o Challenge, com 5 km, darão a volta na ilha que fica bem próxima à costa. Além dos nadadores do Challenge, os atletas de SUP também terão a oportunidade de curtir essa aventura.

A etapa também contará com as tradicionais provas do evento; as provas de natação, Sprint e Classic, com 1 e 2,5 km, respectivamente; o Beach Run, 5 km de corrida na areia; e o Beach Biathlon, 1 km de natação e 2,5 km de corrida na areia. A criançada não ficará de fora e poderá participar de provas de corrida e de natação. As provas de Corrida Kids são destinadas aos pequenos de 5 a 13 anos, com distâncias que variam de acordo com a faixa etária, as de Natação Kids também, mas essas são para os que têm entre 9 e 13 anos.

Mais de 1.500 atletas são esperados no dia 11 de novembro, a festa promete ser grande e animada em Ubatuba. Para os que querem fazer parte do evento, vale o lembrete de que as inscrições são por tempo limitado e se encerram no dia 6 de novembro. Para mais informações e inscrições estão disponíveis através do site.

Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar

Em 2008, Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. O nadador recebeu então o título de “Rei do Mar”,o evento homônimo nasceu no ano seguinte.

O circuito contava apenas com duas provas, a Travessia, para amadores, e o Desafio para os profissionais. Dois anos depois, em 2010, o evento já consolidado no Brasil, fez sua primeira edição internacional do outro lado do oceano, em Portugal.

No mesmo ano, o evento estreou as provas femininas, por isso recebeu o nome de “Rei e Rainha do Mar”, e o Desafio Elite passou a ser transmitido ao vivo na TV aberta. As distâncias das provas de natação estão em constante mudança, o circuito se adapta de acordo com a necessidade do local, apesar de ter suas provas tradicionais. Além de natação, desde 2012 o evento conta com provas de Beach Run e Sup, surgia aí o maior festival de esportes de praia do Brasil!

Grandes nomes da natação mundial passaram pelas nossas provas, como a norte-americana Haley Anderson, Vice Campeã Olímpica Londres 2012, o holandês Ferry Weertman, Campeão Olímpico Rio 2016, e a italiana Rachelle Bruni, Vice Campeã Olímpica Rio 2016. Em 2015 e 2016, o evento viajou o país, passando pelas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Ubatuba e Salvador.

Em 2016 as crianças ganharam espaço no Rei e Rainha do Mar e desde então as provas kids são um sucesso. O destaque de 2017 foi para a última edição em dezembro, nas areias de Copacabana, com a aposentadoria da medalhista olímpica Poliana Okimoto no Desafio Elite. Poliana se despediu da natação ao lado de grandes atletas brasileiros, como Ana Marcela, Allan do Carmo e Léo de Deus. O primeiro semestre de 2018 foi agitado, o circuito teve a primeira etapa do ano nas areias de Jurerê Internacional, depois viajou à capital federal para estrear na água doce e teve como palco da segunda etapa o belo Lago Paranoá. Para fechar o ano, o Rei e Rainha do Mar fará mais três etapas que prometem.

Mais em Maratona Aquática