8 5
Siga o OTD

Los Angeles 2028

Com exclusividade, La Porta fala sobre esporte olímpico brasileiro

Em entrevista para jornalista Fernando Gavini, presidente eleito do Comitê Olímpico Brasileiro expões ideias de gestão e projeta o próximo ciclo olímpico com grande preocupação

Em entrevista exclusiva para o jornalista Fernando Gavini, o presidente eleito do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, abriu o jogo sobre a situação do esporte olímpico brasileiro. Ele assume o comando do COB no dia 15 de janeiro, alguns dias depois do processo de transição da gestão do presidente atual, Paulo Wanderley, marcada para ser iniciada no dia 6 de janeiro.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No bate-papo, Marco La Porta conta sobre como ingressou no meio esportivo através da educação física e o que o levou a trabalhar como um dirigente esportivo. Além disso, o presidente eleito do COB dá sua visão sobre o momento do esporte olímpico brasileiro. Expões suas ideias de gestão e projeta o próximo ciclo que desagua em Los Angeles 2028. Tem uma grande preocupação, o trabalho de renovação de atletas.

Apoio dos atleras

Marco La Porta venceu a eleição no dia 3 de outubro encabeçando a chapa de oposição. Ele, e a vice-presidente Yane Marques, venceram Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior por 30 a 25. Assim, La Porta será o 10º presidente do COB, com Yane Marques se tornando a primeira mulher vice-presidente da entidade. A preocupação com a base acabou revelada já nas primeiras palavras após a confirmação da vitória nas urnas.

Renovação

O presidente eleito, portanto, lembrou que o ciclo olímpico de Los Angeles já começou, mas que ele olha para além disso. “Falando da parte do resultado esportivo, que é o core do movimento olímpico. A gente teve uma estabilização agora em Paris, os resultados pararam de crescer. E isso é reflexo de uma falta de renovação. Precisa ter uma renovação melhor e para isso é preciso investir na área de desenvolvimento. Olhar para a base, dar estrutura de treinamento para os jovens atletas, para que assim o esporte brasileiro volte a crescer”, explicou La Porta.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Los Angeles 2028