Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Wrestling – estilo greco romana – 77kg
Chances do Brasil
A categoria estilo greco-romana até 77kg terá um forte represente brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de 2019: Angelo Moreira. O atleta de Minas Gerais, radicado no Rio de Janeiro, terá a chance de subir ao pódio da competição e tentará usar seus bons resultados nos últimos anos para marcar nome na história da modalidade no país.
Em 2018, Angelo representou o Brasil no Campeonato Mundial de Wrestling e conseguiu elevar ainda mais seu nível de competição. No período, o brasileiro estava na posição de 17° melhor lutador no ranking de melhores do mundo na sua categoria, sendo que seu principal objetivo era fazer uma grande campanha e terminar o ano no Top-10 mundial.
Local
Villa Deportiva Regional Del Callao
Local: Lima
Capacidade: 6.000
Nossos Pódios
Essa será a primeira edição da categoria greco-romana até 77kg masculina nos Jogos Pan-Americanos e, por isso, ainda não há atletas brasileiros com medalhas.
O Esporte
Na língua portuguesa, Wrestling tem um significado semelhante a “luta livre”, sendo que é uma modalidade que é caracterizada pelos atletas não usufruírem nenhuma arma ou utensílio durante o combate.
No estilo livre masculino, é permitido que os atletas usem as pernas tanto para se defender como para atacar seu oponente. Caso um lutador consiga abrir a vantagem de dez pontos, ele será automaticamente declarado vencedor do duelo por superioridade técnica. As categorias no estilo livre são: 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg, e 125 kg.
Já no estilo greco-romano, os competidores só podem usar os braços e o tronco para atacar e defender. Nesse estilo, um atleta é considerado vencedor do confronto caso abra oito pontos de vantagem do seu adversário. As categorias são: até 60kg, até 67 kg, até 77kg, até 87, até 97kg e até 130 kg.