Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Wrestling
LOCAL
Coliseo Miguel Grau – Villa Deportiva Regional del Callao (Callao)
Quadro de medalhas
O esporte
Wrestling é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. O Wrestling é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de wrestling foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, o wrestling é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.
Luta greco-romana
A luta greco-romana é uma disciplina internacional e um esporte olímpico. No estilo greco-romano, é proibido segurar o oponente abaixo da cintura, fazer trips, e utilizar ativamente as pernas na execução de qualquer ação. Recentes mudanças de regras na greco-romana aumentaram as oportunidades para dar maior ênfase à explosão, arremessos de “grande amplitude”. Imobilizar um adversário no tatame é uma forma de ganhar. Um dos lutadores mais conhecidos de greco-romana é Alexander Karelin da Rússia.
Luta livre olímpica
Luta livre olímpica (ou wrestling estilo livre) é uma disciplina internacional e um esporte olímpico, tanto para homens quanto para mulheres. Este estilo permite o uso das pernas do lutador ou do adversário no ataque e na defesa. A luta livre tem suas origens no catch-as-catch-can e a principal condição de vitória neste estilo, envolve o lutador vencer jogando e fixando o seu adversário no tatame.