8 5
Siga o OTD

Feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Vôlei de praia – Feminino

DISPUTA DO 13º. LUGAR

DISPUTA DO 11º. LUGAR

DISPUTA DO 9º. LUGAR

DISPUTA DO 7º. LUGAR

DISPUTA DO 5º. LUGAR

DISPUTA DO 3º. LUGAR

Chances do Brasil

Divulgação FIVB

Por conta das etapas quatro estrelas e cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia, que serão disputadas em paralelo aos Jogos Pan-Americanos e que valem vaga para Tóquio 2020, nenhuma das duplas que estão na briga para estar na Olimpíada vão representar o Brasil em Lima. Com isso, a CBV convocou Carol Horta e Angela para defenderem as cores verde e amarela na capital peruana.

A cearense Carol Horta é a única das convocadas com experiência em Jogos Pan-Americanos. Ela disputou a edição de Toronto (Canadá), em 2015, ao lado de Lili, quando conquistou a medalha de bronze. “Quero desta vez buscar a medalha de ouro, que infelizmente não veio em Toronto. Nossa preparação será intensa, vamos passar um período no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, treinando para aprimorar tudo. Queremos muito esse pódio para o Brasil”, disse a jogadora, que atua como bloqueadora no time.

Local da competição

Complexo Pan-Americano de Costa Verde

Local: San Miguel

Capacidade: 2.000 torcedores

Nossos pódios

Maior vencedor do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil tem vasta história na competição. Na edição do Rio de Janeiro, em 2007, a dupla formada por Juliana e Larissa brilhou em terras cariocas e faturou o título atuando em casa, ao lado da torcida.

E a campanha foi impecável. Na primeira fase, ainda no Grupo E, 100% de aproveitamento em três partidas, garantindo a primeira colocação na chave e a vaga para a sequência do torneio. Juliana e Larissa mantiveram o alto nível de atuação a partir das quartas de final, quando passaram por Karina Cardozo/Mariana Guerrero, do Uruguai, por 2 sets a 0. O placar se repetiu na semi contra as mexicanas Candelas/García.

Na finalíssima, valendo a medalha de ouro, as adversárias da vez foram Dalixia Fernandéz e Tamara Larrea, de Cuba. Novamente com autoridade e sintonia impressionantes, Juliana e Larissa fecharam em 2 a 0 (21/15 e 21/17), confirmando a conquista. Vale lembrar que as brasileiras não perderam nenhum set ao longo da campanha memorável.

Entre todas as edições e países participantes, o Brasil registra o melhor desempenho do naipe feminino do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos: três ouros e dois bronzes.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Adriana Behar
Shelda Bedê

 Brasil
Jenny Pavley
Marsha Miller

 EUA
Laura Almaral
Mayra Huerta

 México
2003 Dalixia Fernández
Tamara Larrea

 Cuba
Mayra García
Hilda Gaxiola

 México
Ana Richa
Larissa França

 Brasil
2007 Juliana Silva
Larissa França

 Brasil
Dalixia Fernández
Tamara Larrea

 Cuba
Bibiana Candelas
Mayra García

 México
2011 Juliana Silva
Larissa França

 Brasil
Bibiana Candelas
Mayra García

 México
Santiago
Yamileska Yantín

 Porto Rico
2015 Ana Gallay
Georgina Klug

 Argentina
Lianma Flores
Leila Martinez

 Cuba
Carolina Horta
Liliane Maestrini

 Brasil

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Brasil 3 0 2 5
2  Cuba 1 2 0 3
3  Argentina 1 0 0 1
4  México 0 2 2 4
5 EUA 0 1 0 1
6  Porto Rico 0 0 1 1