Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Vela – Nacra 17
Chances do Brasil
Medalhas de prata na etapa de Miami da Copa do Mundo 2019, a dupla brasileira na Nacra 17 é formada por Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Pré-classificados já para o Tóquio 2020, faltando apenas alguns eventos e a confirmação da CBVela, os brasileiros estão literalmente de vento em popa. São consagrados na categoria e, a depender dos adversários, devem chegar com grandes chances de medalhas em Lima 2019.
Local da competição
Yacht Club Peruano
Local: Paracas, cerca de 3 horas de carro de Lima, no Peru
A prova
Vem aí a caçula! Desenvolvida em 2011, a embarcação Nacra 17 é uma categoria olímpica dentro da Vela e que passa a ser disputada pela primeira vez em Jogos Pan-Americanos em Lima 2019. O barco é composto por um catamarã de casco duplo, três velas e dois tripulantes mistos (masculino ou feminino). A embarcação tem 5,25 de comprimento e uma área velica de 18,45m².
A categoria mistura velocidade, radicalidade e, praticamente, voa sobre as águas. A Nacra 17 estreou nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 com o intuito do COI em trazer mais “radicalidade” para as modalidades. A categoria é a mais rápida das classes e mais radical também, já que pode passar de 50km/h.
“No meu ponto de vista é muito prazeroso por ser o mais rápido, muda o conceito da velejada, são outras coisas que pesam mais. É um barco muito divertido de velejar, para o público que assiste também é legal” – disse o velejador Samuel, em 2018.
“É um barco mais radical, dinâmico, a gente sempre fala que quando vai para um barco mais rápido, é difícil voltar para o mais lento. Não tem como voltar a andar tão devagar (risos)”, completou a velejadora brasileira Gabriela, na mesma época.
Nessa edição dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 a classe será disputada com uma série de regatas iniciais, terminando com a regata da medalha, que terá o valor de 50% para os melhores barcos (com um mínimo de cinco). Todos os barcos irão competir doze regatas iniciais. O calendário prevê que nos primeiros seis dias todos os barcos participem de duas regatas. Já nos últimos dois dias todas as categorias disputam a regata da medalha (divididas em cinco categorias cada dia).
Curiosidades: O mastro e o casco duplo são feitos em fibra de carbono, o que permite o barco ir mais rápido. É o único barco da vela olímpica que é misto, com um homem e uma mulher. O peso do casco é de 135kg, o mais pesado entre as classes disputadas nos Jogos Olímpicos. O “17” do nome Nacra 17 se refere aos 17 pés de comprimento do barco.